Por Marília Campelo (Estagiária)
Ascom – Emater
(86) 3216-3856.
O Diretor Geral do Emater no Piauí, o Eng. Agrônomo Francisco Guedes falou hoje (28) sobre a importância das Conferências de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário - CDRSS que estão sendo realizadas pelo Emater em pareceria com o MDA e órgãos governamentais e não governamentais. Na primeira etapa, acontecem oito Conferências Territoriais no Piauí. A primeira já ocorreu nos dias 22 e 23 de novembro, no território Vale do Sambito, Valença.
Hoje (28) e amanhã (29) acontece mais uma conferência no território Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato. As próximas conferências acontecerão no mês de dezembro nos territórios Guaribas (Picos) dias 5 e 6, Entre Rios (Teresina), nos dias 13 e 14, e Carnaubais (Campo Maior) dias 18 e 19. Em janeiro de 2008, será a vez dos territórios do Alto Parnaíba (Marcos Parente) dias 17 e 18, de Cocais (Esperantina) nos dias 24 e 25. No Vale do Canindé, cidade de Oerias, a data está por ser definida.
Segundo o diretor, é no semi-árido onde tem as grandes limitações, mas, também, grandes potencialidades que precisam ser desenvolvidas para gerar riqueza aos agricultores. Ele falou sobre o processo de reestruturação do EMATER, que precisa estar devidamente equipado e estruturado para atender melhor o seu público-alvo. “Estamos buscando profissionalização, criando e fortalecendo parcerias. Trabalhamos para que os 224 municípios piauienses tenham um escritório do EMATER bem estruturado para dar suporte aos agricultores do Piauí”, disse o Diretor. Além do tema principal CDRSS, Guedes abordou outros assuntos como o projeto da Caprinovinocultura e a Expoberro, que acontece de 2 a 9 de dezembro, em Teresina.
28/11/2007