Por José Marques de Souza Filho
Assessor de Comunicação do EMATER
TEL 9929 5934
Os 434 extensionistas do EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí foram cumprimentados pelo diretor geral deste instituto, Eng. Agrônomo Francisco Guedes, pela passagem do Dia do Extensionista Rural, que é comemorado hoje (06) em todo o Brasil. “Além dos técnicos formados em áreas como agronomia e veterinária, também fazem parte deste “time” os profissionais, que podem ter curso superior ou não, e que fazem o trabalho de assistência social aos agricultores familiares em todo estado. O quadro geral do EMATER – Piauí é de 720 servidores que atuam como técnico ou pessoal de apoio, além de 97 inativos”, esclarece Guedes.
De acordo com dados da ASBRAER – Associação Nacional das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural, “a extensão rural brasileira surgiu oficialmente no Brasil no dia 6 de Dezembro de 1948 em Minas Gerais, com a Associação de Crédito e Assistência Rural de Minas Gerais (ACAR-MG). Foi a primeira entidade oficial de extensão rural no país. Essa data representa um marco para o trabalho desses profissionais, responsáveis pela implementação de políticas públicas no campo, ferramenta primordial na redução das desigualdades sociais brasileiras.
De acordo ainda com informações da ASBRAER, uma das grandes conquistas deste ano foi a instalação da Frente Parlamentar Mista pela Extensão Rural (FENATER), que aconteceu no dia 3 de Outubro, durante o Seminário Extensão Rural e Redução das Desigualdades Sociais promovido na Câmara Federal em Brasília. A frente parlamentar é composta por 268 deputados e 25 senadores e foi instituída com o objetivo de realizar a mobilização política, para defesa e acompanhamento dos processos legislativos e de atividades do Congresso Nacional, relacionados à assistência técnica e extensão rural.
A proposta também visa focar o aprimoramento da legislação e defesa de recursos orçamentários e financeiros para as atividades de ATER, contribuindo para o pleno funcionamento do Sistema Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (SIBRATER).
Confira depoimentos de alguns extensionistas:
Everardo de Moraes, que tem 36 anos de Extensionismo Rural no Piauí, já exerceu várias funções no EMATER. “A minha vida profissional foi no EMATER”, diz o extensionista. Hoje, ele fala com orgulho sobre a sua atuação no meio rural. “O Extensionista Rural é um agente de desenvolvimento, mas, acima de tudo, um agente transformador. É muito gratificante trabalhar com as famílias rurais ensinando-as a desenvolver e aproveitar as riquezas que estão ao redor delas.” fala com orgulho.
Raimunda Gomes, conhecida mais como Raimundinha, atua como extensionista do EMATER - PI há 29 anos. Para ela, é importante a comemoração do dia do Extensionista Rural. “Ter um dia só nosso, faz o nosso trabalho ser valorizado. Nós, extensionistas, ficamos motivados por sermos lembrados. Hoje, eu me sinto esperançosa, sempre buscando melhoras, cheias de expectativas” , declara a Extensionista Rural.
Para Assis Veloso, Extensionista há 30 anos, é muito bom ser lembrado nesse dia. Ele fala da contribuição do trabalho extensionista no campo. Para o Extensionista, é indispensável a atuação do Extensionista Rural não só no Piauí, mas em todo o Brasil. “ O nosso papel no campo é o de levar desenvolvimento, disseminar tecnologias e metodologias rurais.”, diz Veloso.
06-12-2007