Conferência de Desenvolvimento Rural chega a Teresina

Por Marília Campelo (9976-1339) e
Mônica Santana (8839-2136)
Estagiárias ASCOM/ EMATER

Durante os dias 13 e 14 deste mês acontece, em Teresina, a Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – CDRSS, que está sendo realizada pelo MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário em parceria com o EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí e outros órgãos governamentais e não-governamentais. O evento será realizado no Centro de Treinamento do EMATER, BR 343, em frente ao Parque de Exposições Dirceu Arcoverde.

A programação conta com a realização de grupos de trabalho onde serão discutidos temas como Desenvolvimento Sócio-Ambiental, Reforma Agrária e Acesso aos Recursos Ambientais, Qualidade de Vida no Brasil Rural e Participação Política e Organização Social. No evento, 12 técnicos do EMATER, oriundos das Coordenações Regionais de Teresina e São Pedro, que compreendem 32 municípios do Território Entre Rios, terão direito a voz e voto, sendo prováveis candidatos a delegados da Conferência Estadual, a ser realizada de 15 a 30 de Abril de 2008.

Esta conferência é a quarta das oito que serão realizadas em todo o Piauí com o objetivo de discutir as etapas preparatórias para a Conferência Nacional que será realizada em Olinda – PE. A proposta visa também construir um plano de desenvolvimento rural que se adeqüe às necessidades dos agricultores e agricultoras familiares e as diversidades regionais. “A proposta de discussão vem dos próprios agricultores, o que possibilita um maior atendimento às suas necessidades. As expectativas são as melhores possíveis, pois os resultados contemplarão os anseios dos produtores rurais”, diz Ulisses Oliveira, Coordenador Regional do EMATER na capital.

Em 12/12/2007.