INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Teresina discute questões para melhorar vida no meio rural
14/12/2007 - 00:11:28  
  
Twitter 
Google+ 
Mulheres participam de confência

Por José Marques de Souza Filho – Jornalista DRT 1002
Assessor de Comunicação do EMATER- PI
Tel – 9929 5814 / 5934

Cerca de cem representantes de trabalhadores rurais dos 30 municípios que compõem o território Entre Rios, do qual faz parte a capital Teresina, estão reunidos desde ontem (13), no centro de Treinamento do EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí, localizado a 12 km da BR 343, para discutir temas como reforma agrária, assistência técnica e extensão rural, política de créditos, meio ambiente, dentre outros assuntos.

O evento será encerrado hoje à tarde. “O governo quer construir uma proposta de planejamento participativo para que possam ser atendidas as demandas dos movimentos sociais. Este é um grande momento para isso. No EMATER, estamos buscando um novo foco de assistência técnica e extensão rural. O resultado desta conferência vai ajudar também no planejamento do próprio EMATER”, disse o Eng. Agron. Francisco Guedes, diretor geral do EMATER, que representou o governador Wellington Dias durante a abertura da conferência.

O evento é uma articulação do MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário em parceria com o EMATER e diversas instituições governamentais e não governamentais. De acordo com a Articuladora Estadual da SDT – Secretaria de Desenvolvimento Territorial do MDA, Meirian Castro esta é a terceira, das oito conferências que serão realizadas nesta primeira etapa. De acordo com ela ainda, um documento base do MDA orienta as discussões do grupo, que pode suprimir ou aditivar questões ao documento.

Na segunda etapa, será realizada uma conferência estadual e uma nacional, que vai ter a participação dos delegados que serão escolhidos nestas conferências iniciais. “O saldo tem sido bastante positivo por que temos conseguido mobilizar um grupo diversificado da sociedade civil. Mas, o documento base é muito amplo, o que tem dificultado um pouco para as comunidades”, avalia Meirian.  

Para o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Piauí, Adalberto Pereira este é um momento de desafio, já que 2/3 dos delegados que vão participar dos eventos estadual e nacional sairá da sociedade civil. Para ele, vai estar em debate um projeto de desenvolvimento rural para o Brasil. Citando o slogan do evento “Por um Brasil rural com gente” ele criticou o modelo de desenvolvimento de alguns paises que, segundo ele, pagam caro para manter uma parte da população no meio rural. “O modelo brasileiro tem que vir através de políticas publicas de inclusão social”, afirmou Adalberto.

Na abertura do evento fizeram parte da mesa de honra ainda, alem de Guedes e Adalberto, o Deputado Federal Nazareno Fontelles, o superintendente do INCRA – Evandro Cardoso, o superintendente da CONAB – José Nilson, os representantes do BNB, Getúlio Lopes, da SDR, Álvaro Ramos, do INTERPI, Edmundo Belo, dentre outros.

Proposta visa mudar a vida no campo.

Um curso de aproveitamento integral do pedúnculo de caju, ministrado pelo EMATER no município de Altos, a 36 km de Teresina, deu origem a uma “feirinha” semanal para a venda de produtos de assentamentos rurais naquele município. É este tipo de política publica que quer a trabalhadora rural Rosilda Costa, 34 anos, 6 filhos. “Além disto, nós viemos falar aqui como mulher, agricultora e mãe, pois é bastante preocupante a situação dos jovens em relação as drogas. Também temos que ver políticas e apoio as mães solteiras”, disse ela.

Para a dona Maria dos Reis, 53 anos, que trabalha na comunidade Porto dos Negros, em Altos, fazendo vassouras com a palha da carnaúba é necessário o governo incentivar as comunidades rurais. “Além de vassouras, é possível fazer mais coisas a partir da carnaúba como chinelos, bolsas, chapéus e, até roupas. Sabemos que são 52 usos que podem ser feitos com a palha da carnaúba”, relata a trabalhadora. “Como é que podemos aproveitar o potencial do nosso assentamento se não tiver incentivo”, finaliza Daura Alves, 24 anos, solteira, que mora no assentamento Sapucarana, também em Altos. 

14/12/07

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64