Extensionista quer mudar realidade do município de Lagoa Alegre

Por José Marques de Souza Filho – Jornalista DRT 1002
Assessor de Comunicação do EMATER- PI
Tel – 9929 5827

O técnico em agropecuária, Francisco Alves, coordenador do escritório do EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí, em Lagoa Alegre, a 80 km ao norte de Teresina, está empolgado com a implantação de projetos de galinha caipira, caprinos, ovinos, bovinos e horticultura naquele município. Hoje (20), a convite de Ullisses Oliveira, coordenador da regional Teresina, da qual faz parte aquele município, o diretor geral do EMATER, Eng. Agron. Francisco Guedes visitou alguns projetos e anunciou mais uma novidade para aquela comunidade.

“Lagoa Alegre é também um dos grandes produtores de coco babaçu juntamente com Miguel Alves. O governo vai fazer um projeto piloto naquela região, onde vai implantar uma usina para produção de biodiesel, a partir desta oleaginosa. O projeto envolve ainda a integração das quebradeiras de coco com outras atividades como o artesanato. É provável que a usina fique em um destes municípios. Também estamos articulando projetos de micro-destilarias de cana-de-açúcar e mandioca nesta região”, disse Guedes.

O diretor, que também esteve acompanhado do assessor do EMATER, Pastor Macedo, elogiou as parcerias que estão sendo feitas naquele município, envolvendo o EMATER, a prefeitura municipal, associações, sindicato dos trabalhadores e outras instituições governamentais e não governamentais. “Aqui está existindo um esforço muito grande destes órgãos. Mas, é preciso avançar ainda mais para que os trabalhadores possam resolver alguns problemas que ainda existem na comunidade como a questão da comercialização dos produtos e a busca por mais capacitação, visando dar mais qualidade e escala à produção”, disse Guedes.

Extensionista fala da experiência com ATER

Francisco Alves é técnico em agropecuária formado pela Escola Técnica Agropecuária de Areias, no estado da Paraíba. Em 1972, ele entrou para o trabalho de ATER – Assistência Técnica e Extensão Rural ainda na antiga ANCAR/PI, que depois foi substituída pelo EMATER/PI. De lá pra cá, ele atuou em municípios como Picos, Fronteiras, Padre Marcos, dentre outros, mas, a grande experiência, segundo ele, foi em Elesbão Veloso, onde passou vinte anos na coordenação de projetos de hortaliças, caprinos e bovinos.

Segundo Alves, Lagoa Alegre é um município que é forte na produção de mandioca, caprinos e bovinos. Como coordenador do escritório do EMATER naquele município, ele iniciou, em 2004, um trabalho para implantação de projeto de galinha caipira para 20 famílias, com investimentos do Pronaf/B – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. “Outras 100 famílias, também com o Pronaf/B, adquiriram 4.500 caprinos e 150 bovinos. A produção é destinada ao corte e segue todos os preceitos de vacinação e vermifugação. Também damos orientações sobre rações e tratos culturais aos criadores de peixe da região, onde a produção é grande e conta com mais de 30 tanques de produção”, diz Alves.

O extensionista lamenta que, no trabalho de horticultura, o projeto tenha sido feito por um técnico particular que não colocou na proposta recursos para a correção de solo. Alves também disse que a inadimplência no pagamento do Pronaf é de 38% e critica os políticos que, segundo ele, acostumaram as pessoas a pedir. “O pessoal está viciado em pedir. A gente nota que eles reclamam um pouco do trabalho. Mas, aos poucos, estamos conseguindo alguns bons resultados”, finaliza Alves.

Projeto de horticultura precisa de comercialização

Correção de solo, adubação, uso de sementes corretas, tratos culturais parecem ser temas que fazem parte do dia-a-dia dos 19 componentes da Associação dos Trabalhadores Rurais da Comunidade Campo Verde, responsável pela produção de melancia, feijão, hortaliças e outros produtos numa área de quatro hectares naquele município. De acordo com o presidente da associação Amadeus Alves, a idéia nasceu por inspiração do Projeto Cinturão Verde, idealizado pela saudosa Dep. Federal Francisca Trindade e conta com a participação da prefeitura e da CEF – Caixa Econômica Federal.

Amadeu elogia a atenção que está sendo dada pelo técnico do EMATER, Francisco Alves, ao projeto. Segundo ele, a primeira produção de feijão, melancia e hortaliças foi comprada pelo Programa de Compra Direta Local, coordenador pela SDR – Secretaria de Desenvolvimento Rural, e distribuída ali mesmo na comunidade. Mas, revela que existe dificuldade em comercializar a produção. “O povo daqui se acostumou a receber e não quer comprar. Nós só vamos aumentar a nossa produção se a gente fechar com o Compra Direta a compra dos produtos”, afirma Amadeus.

20/12/07