Em Angical, diretor fala sobre distribuição de sementes.
21/01/2008 - 00:12:45

Guedes, Nedina e Evandro

Por José Marques de Souza Filho – Jornalista DRT 1002
Assessor de Comunicação do EMATER- PI
Tel – 9929 5827

O governo do estado investiu mais de R$ 1 milhão na compra de sementes para serem distribuídas aos agricultores familiares atingidos pela perda da safra no ano passado. Esse valor refere-se somente aos recursos do FECOP – Fundo Estadual de Combate à Pobreza. Durante a posse do novo supervisor territorial do EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí, em Angical, Sebastião Nedina, que aconteceu ontem (20), o diretor geral deste instituto, Eng. Agron. Francisco Guedes e o presidente da FETAG – Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Piauí, Evandro Luz, falaram sobre diversos assuntos que estão envolvendo esta atividade.

Dizendo que os prefeitos municipais têm de investir dinheiro na agricultura assim como fazem no carnaval, Evandro Luz, acrescentou que as sementes adquiridas pelo governo são uma reivindicação da FETAG, feita no ano passado. Evandro falou da preocupação dele com os técnicos ligados as prefeituras, ao que ele chamou de “prefeituralização dos técnicos” e lembrou que a entrega das sementes será feita pelo EMATER em conjunto com os STR´s – Sindicato de Trabalhadores Rurais.

Guedes confirmou que a entrega das sementes será feita nos escritórios do EMATER em parceria com a FETAG (já que é uma demanda desta entidade) como um critério técnico deliberado pelo CONDERPA – Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Política Agrícola. A quantidade de sementes por municípios está sendo feita tendo como base a quantidade de agricultores familiares de cada município e os beneficiários serão os cadastrados no Programa Garantia-Safra, no caso do semi-árido.

Guedes acrescentou que o EMATER está buscando fortalecimento e defendeu a importância das parcerias com os sindicatos, pólos e federações de trabalhadores. Segundo ele, o governo federal conseguiu desburocratizar o PRONAF – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o que deu total acesso aos trabalhadores, mas é preciso que os inadimplentes não enfraqueçam o programa. Para isso, é necessário que façam o pagamento das dividas, que têm desconto, até o dia 15 de fevereiro. Após esta data os devedores serão colocados em cadastro de inadimplentes.

O diretor lembrou ainda que o governo federal, através de solicitação da CONTAG – Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura está disponibilizando R$ 160 milhões para assistência técnica e extensão rural este ano, um aumento de R$ 90 milhões. Segundo ele, o EMATER também aumentou de 31 o numero de escritórios em funcionamento, em 2002, para 183 em 2008. Ele disse que até o final do ano vai estar cobrindo todos os 223 municípios do estado.

“Estamos conseguindo duplicar o orçamento do EMATER. Conseguimos R$ 6 milhões com o MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário para seis meses. Mais R$ 3 milhões com a CODEVASF – Companhia dos Vales do São Francisco e Parnaíba e mais R$ 3 milhões com o MDS – Mistério do Desenvolvimento Social, além de R$ 8 milhões com o governo do estado. Numa iniciativa inédita, também conseguimos ainda recursos do BNB – Banco do Nordeste do Brasil, através do IICA – Instituto Interamericano de Cooperação Agrícola para capacitação de técnicos”, disse Guedes.

21/01/2008