INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
EMATER e Eletrobrás articulam projeto para o babaçu
28/01/2008 - 00:12:39  
  
Twitter 
Google+ 
Guedes com quebradeiras de coco babaçu

Por Mônica Santana
Estagiária ASCOM/EMATER
3216 3856

O Diretor-Geral do EMATER-PI, Eng. Agrº Francisco Guedes, esteve nos dias 24 e 25 de janeiro nos municípios de Miguel Alves, que fica a cerca de 150 km ao norte de Teresina, e São Pedro do Piauí, a cerca de 100 km  ao sul da capital, na região do Médio Parnaíba. A visita foi para mostrar à uma equipe de técnicos da Eletrobrás a viabilidade econômica do aproveitamento integral do coco babaçu.
No assentamento Centro do Designo, em Miguel Alves, os técnicos conheceram máquinas que separam todas as partes do coco babaçu sem causar nenhuma perda. O equipamento foi desenvolvido pelo empresário Francisco Ramos, de Miguel Alves, que há oito anos vinha estudando uma maneira de reduzir as perdas e otimizar o beneficiamento do coco.
De acordo com Guedes, o Governo do Estado elabora um projeto, em parceria com a Eletrobrás, para a instalação de uma Unidade Piloto de beneficiamento do coco babaçu, que deverá ser instalada no município de São Pedro do Piauí. A Unidade produzirá biocombustíveis como o etanol, mais também vai incentivar a produção de artesanato, o que vai beneficiar agricultores familiares de cerca de 10 municípios da região.
“O EMATER/PI vai disponibilizar técnicos para divulgarem este tipo de atividade, mostrando a importância econômica de agregação de renda aos agricultores. Outra forma de incentivo é a mobilização para que estes trabalhadores atuem através do associativismo e cooperativismo”, finaliza Guedes.

29/01/2008

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64