EMATER mostra resultados em comunidade quilombola
30/01/2008 - 00:16:13

Por José Marques de Souza Filho – Jornalista DRT 1002
Assessor de Comunicação do EMATER- PI
Tel – 9929 5827

As 60 famílias da comunidade quilombola Angico, no município de Lagoa do Sítio, a cerca de 230 km ao sul de Teresina, estão produzindo coentro, cebolinha, alface, cenoura, quiabo, dentre outras hortaliças, nos trezentos canteiros que foram implantados pela prefeitura daquele município e que recebem assistência técnica do EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí.

Segundo a coordenadora da regional de Valença, Francisca Sousa, a produção é vendida diariamente no mercado e nas portas das casas em Lagoa do Sitio e, semanalmente, é vendida na grande feira livre do município de Valença. Francisca acrescentou que cada familia fatura mensalmente em média cerca de R$ 200.

O projeto foi visitado no ultimo dia 25 pelo governador do estado, Wellington Dias, que esteve acompanhado do diretor geral do EMATER, Eng. Agrº Francisco Guedes e demais autoridades municipais e estaduais, dentre elas, o vice-governador Wilson Martins, Senador João Vicente Claudino, Secretario de Saúde Assis Carvalho, Deputada Flora Isabel e o Secretario Helio Isaias. “Na oportunidade também foi inaugurada a rodovia PI 469, que liga o município de Lagoa do Sítio a Valença”, disse Francisca.

Ela acrescentou que o EMATER vai fazer o cadastramento das famílias para promover a melhoria habitacional daquela comunidade. “A comunidade fez um abaixo-assinado com este pedido e o governador determinou ao diretor geral do EMATER Francisco Guedes, que encaminhasse a proposta, além de autorizar a duplicação da área do projeto de horta comunitaria da comunidade quilombola de Lagoa do Siitio ”, finalizou Francisca.

30/01/2008