Cantadores das Águas visita mais dois municípios
19/02/2008 - 00:19:27

Calinhos entrevista pescadores

Por José Marques de Souza Filho
9929 5814

No último final de semana, a Caravana Cantadores das Águas, do cantor e compositor piauiense Carlinhos Piauí, esteve em Urucuí, região do Alto Parnaíba (sábado, 16), e Floriano (domingo, 17), no Médio Parnaíba. A proposta da iniciativa, que é patrocinada em nível nacional pelo Ministério da Cultura e apoiado em nível local pelo governo do Estado do Piauí, através do EMATER – Instituto de Assistência e Extensão Rural e FUNDAC – Fundação Cultural do Piauí, é identificar e registrar em fotos e vídeos manifestações culturais das comunidades ribeirinhas ao Rio Parnaíba, além abordar a temática da degradação ambiental do rio.

Em Uruçuí, a visita aconteceu numa comunidade de pescadores. Na lembrança dos pescadores ainda existem danças de Bumba-meu-boi, onde Carlinhos Piauí registrou algumas cantigas de velhos integrantes. Porém, os pescadores também reclamaram a falta de apoio das autoridades para o resgate das manifestações culturais e tradições. “Hoje, só existe atividades culturais populares em Uruçuí no mês de dezembro, durante as comemorações de Nossa Senhora da Conceição”, disse Juraci Santos, presidente da associação dos pescadores.

Em Floriano, a coleta de informações aconteceu inicialmente na comunidade Manga, a cerca de 30 km da sede do município. Lá, Carlinhos Piauí registrou algumas personagens da comunidade, que mostraram o canto que é apresentado nas missas realizadas na comunidade com versos ainda cantados em Latin.

Em seguida, já na sede do município de Floriano, antes de conversar com as comunidades ribeirinhas, Carlinhos reuniu importantes personagens da cidade para falar da questão do apoio à cultura destas comunidades e da preservação do rio. Dentre os convidados, o secretario de comunicação do município Nilson Ferreira, o prof e pesquisador Luis Paulo, a bailarina e pesquisadora Elinelza Ramos e o fotógrafo Marcelo Guimarães  que acaba de produzir ensaio fotográfico sobre a degradação do rio.