INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
EMATER garante mais de R$ 20 milhões para 2008
20/02/2008 - 00:12:44  
  
Twitter 
Google+ 
EMATER discute Plano Operacional

Por José Marques de Souza Filho – Jornalista DRT 1002
Assessor de Comunicação do EMATER- PI
Tel – 9929 5827

Diretores e técnicos que coordenam projetos e programas do EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí estiveram reunidos hoje (20), em Teresina, para discutir o Plano Operacional da instituição para este ano de 2008. A proposta, que prevê a utilização de um orçamento já empenhado no valor de cerca de R$ 20 milhões (a ser utilizado até o final deste ano), foi apresentada pelo diretor geral do órgão, Eng Agron. Francisco Guedes e a diretora de Ensino e Extensão Laura Emília. “Esse é um exercício de planejamento. É fundamental que a gente possa estar discutindo todas as ações do EMATER de forma participativa com os servidores”, comenta Guedes.

O evento contou ainda com a participação do ex-secretario Nacional da Reordenamento Agrário no Ministério do Desenvolvimento Agrário, Eugênio Peixoto, que atualmente presta assessoria ao EMATER na área de planejamento e captação de recursos para a instituição. De acordo com Guedes, “esse é um processo de construção. Ao longo do tempo, os servidores foram obrigados a não participar. Hoje o mote é outro. Estamos quebrando paradigma. Temos que participar. Temos que chamar à crítica, à sugestão, o aperfeiçoamento, a participação. É preciso estar incluindo também o servidor em todo o processo, desde o planejamento até a execução orçamentária”, afirma.

De acordo com a diretora de Ensino e Extensão, Laura Emília, o Plano Operacional está em consonância com as diretrizes geral do PPA - Plano Plurianual do Governo do Estado, além de ser mais um desdobramento do seminário que aconteceu no início de 2007, em Teresina, que reuniu técnicos do EMATER e demais instituições parceiras para discutir uma proposta de assistência técnica e extensão rural para o estado. “A apresentação desta proposta é o passo inicial para se alcançar um objetivo maior, que a concretização de um Planejamento Estratégico. Neste momento os 17 regionais e os técnicos dos 187 escritórios locais do EMATER em todo o Piauí vão estudar e apresentar uma proposta para cada linha de atuação deste instituto”, afirma Laura.

Conheça mais o Plano Operacional

De acordo com a proposta apresentada na reunião, o Plano Operacional está fincado em quatro programas principais de ATER – Assistência Técnica e Extensão Rural, convivência com o Semi-árido, Incentivo à Criação de Rebanho e Modernização Administrativa. Cada programa foi alimentado com subitens que correspondem a projetos, ações, metas, área de atuação, valores e os responsáveis por cada projeto.

No que se refere a ATER a proposta contempla 18 ações distintas como a inserção de agricultores na agroindústria familiar, apoio ao turismo rural na agricultura familiar e a capacitação de técnicos em áreas com caprinovinocultura e agroecologia.

Em relação à Convivência com o Semi-árido foram definidos os projetos de assistência técnica para a melhoria da qualidade de vida no semi-árido como o acompanhamento de instalações domiciliares de cisternas e construção de “barraginhas”, além da realização de cursos sobre tecnologias de convivência com o semi-árido.

No projeto de Incentivo à Criação de Rebanho estão previstos recursos para o fortalecimento da produção familiar na cadeia da ovinocaprinocultura e bovinocultura de leite, além da capacitação de técnicos e agricultores familiares em caprinovinocultura. “Até o final de junho deste ano, ainda, vamos estar com escritórios locais do EMATER em cada município do Piauí com sistemas de informação em todas as regiões”, finaliza Guedes.           

Depoimentos

1 – Raimundo Nonato – Presidente do SINTERPI – Sindicato dos Trabalhadores em Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí

“Em primeiro lugar eu quero parabenizar o diretor geral por essa atitude de chamar o pessoal neste inicio de ano para o que vai ser feito dentro do instituto. Então, momentos como esses devem ser repetidos, de preferência a cada 30 ou 60 dias para que a gente se sinta conhecedor da real situação por que passa o nosso instituto”.

2 – Lena Maria, Coordenadora de Controle de Gestão

“Achei muito positivo. Porque, anteriormente, os servidores não tínhamos conhecimento do orçamento e das atividades do EMATER como um todo durante o ano. Esse foi o pontapé inicial para que isso acontecesse”.

3 – Eugenio Peixoto – Consultor do EMATER

“Acho que isso representa um avanço institucional muito grande, a partir do instante e que se cria um marco, que vai poder orientar as ações de extensão rural no Estado do Piauí e, principalmente, integrando com o conjunto das ações federais de apoio à agricultura familiar. Tudo aponta para um processo de, num curto prazo, a gente consiga envolver o conjunto da casa numa perspectiva de planejamento onde, de fato, cada funcionário da casa se sinta parte desta ação. A gente deu um passo muito grande apesar de precisar avançar um pouco mais no sentido de integrar o conjunto dos funcionários”.

4 – Assunção Aguiar – Coordenadora do Projeto Ater no Quilombo

“É algo maravilhoso, uma iniciativa válida porque a gente sabe que é um momento em que todos terminam sendo participativo numa ação concreta. O plano operacional dá a cara da instituição e o EMATER está apresentando para seus funcionários seus servidores o que se pretende fazer de fato em 2008. A diretoria está de parabéns e todos os funcionários que participaram deste momento. Com certeza, estão se sentindo mais valorizado porque viu qual é o retrato de 2008 que vai ser executado”.  

20/02/2008 

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64