INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Sete Marias Virgens é o novo foco do artesanato no Poty Velho
24/02/2008 - 00:11:41  
  
Twitter 
Google+ 
Raimundinha e as Sete Marias Virgens

Por José Marques de Souza Filho
Assessor de Comunicação
9929 5814

O projeto de estruturação da produção dos ceramistas do bairro Poty Velho está entrando numa nova fase. De acordo com a presidente da Cooperativa de Artesanato do Poty Velho, Raimunda Teixeira, a “Raimundinha”, os artesãos estão buscando associar as peças produzidas por eles com as lendas e as tradições da cidade como, por exemplo, a lenda do Cabeça-de-Cuia e a dança do Bumba-Meu-Boi. “Queremos dar uma identidade, uma marca, ao nosso artesanato, para que ele seja reconhecido em qualquer lugar do mundo como “Artesanato de Teresina”, explica Raimundinha.

Uma das primeiras iniciativas neste sentido foi destacar a participação das Sete Marias Virgens na lenda do Cabeça-de-Cuia, onde cada “Maria” ganhou personalidade própria na confecção das peças. Ela explica que foram as mulheres da cooperativa que tiveram esta idéia. Outra peça que já esta fazendo bastante sucesso são os motivos para decoração de portas e janelas confeccionados com elementos de bumba-meu-boi.

Esta é uma das principais constatações da Caravana Cantadores das Águas”, do cantor e compositor piauiense, radicado em Brasília, Carlinhos Piauí. O trabalho foi encerrado em Teresina, depois de passar por Oeiras, Floriano, Uruçuí e Amarante identificando e registrando manifestações culturais das comunidades ribeirinhas ao Rio Parnaíba e seus afluentes. A atividade é patrocinada pela Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, em Brasília, que vai receber um relatório completo com os resultados do trabalho.

No plano local, o projeto teve o apoio do Governo do Estado, através do EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí e da FUNDAC – Fundação Cultural do Piauí.

24/02/08

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64