Território da Cidadania vai intensificar ações do EMATER na agricultura familiar
26/02/2008 - 00:13:47

Reunião no CENTAF

Mônica Santana
Estagiária ASCOM/EMATER
3216-3862

Foi realizada hoje (26/02), no CENTAF - Centro de Treinamento da Agricultura Familiar do EMATER - Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí, localizado no KM 10, BR 243, em Teresina, uma reunião para a apresentação do Programa Território da Cidadania, que também foi lançado ontem em Brasília pelo Presidente Lula. O evento contou com a participação do Diretor do Departamento de Inspeção de Produção Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, Maçal Tadano e do Diretor Geral do EMATER, o Eng. Agro. Francisco Guedes, além de coordenadores e técnicos do EMATER/PI De acordo com Guedes o EMATER irá priorizar ainda mais a assistência ao agricultor familiar. "O EMATER já participa do desenvolvimento de territórios no Piauí e agora vai trabalhar ainda mais para priorizar a assistência técnica na agricultura familiar, além de trabalhar para incluir os demais territórios do Estado até 2010", revela Francisco Guedes.
Para Marçal Tadano, o programa é uma forma de fixar o homem no campo e  já serve de modelo para outros países. "O Território da Cidadania servirá para reduzir a diferença das áreas com baixo Índice de Desenvolvimento Humano - IDH para com as de índice mais elevado. Isso é uma forma  de melhorar as condições de vida do agricultor familiar e assim fixar o homem ao campo. Países europeus, como a Itália e a Inglaterra estão se inteirando dos detalhes do projeto para implantarem programas semelhantes", afirma Maçal.
O Projeto tem como principal objetivo superar problemas como o trabalho e renda no meio rural, através de 135 ações de desenvolvimento regional e de garantia de direitos sociais. Serão desenvolvidas ações que combinam os financiamentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) e a ampliação da assistência técnica. Em todo o Brasil serão aplicados R$ 11,3 bilhões. Para o Piauí, serão destinados cerca de R$ 710 milhões a serem aplicados em ações de desenvolvimento sustentável, infra-estrutura, direito e cidadania nos territórios Entre Rios, Serra da Capivara, Carnaúbais e Vale do Guaribas.
Ainda segundo Guedes, o programa é um dos grande projetos do Governo Federal. "O Território da Cidadania, ao lado do PAC, é um dos grande projetos do segundo mandato do presidente Lula. Ele visa dinamizar a inclusão social nos territórios mais carentes do país, além de integrar as esferas federal com  a atuação de 19 ministérios, estadual, municipais e sociedade civil representada pelos movimentos sociais e ONG's", afirma Guedes.
A oportunidade de participação da sociedade civil nas decisões das ações é um dos pontos mais elogiados do projeto. De acordo com a membro do Núcleo Diretório do Território Entre Rios, Ana Maria Santos, anteriormente os projetos eram impostos às comunidades e muitas vezes não atendiam as suas necessidades. "Antes os projetos chegavam e, muitas vezes, não eram adequados a realidade da comunidade. Agora, nós podemos influenciar nas decisões e dizer quais são as reais necessidades de cada localidade", encerrou Ana Maria.

26/02/08