Paçoca afrodisíaca é sucesso na Festa da Melancia

Por José Marques de Souza Filho – Jornalista DRT 1002
Assessor de Comunicação do EMATER- PI
Tel – 9929 5814

200 gramas de semente de melancia associadas à mesma quantidade de sementes de abóbora. A receita leva ainda casca de ovo, farinha de mandioca e um pouco de carne-de-sol. Pode-se temperar a gosto com cebola, cheiro verde e pimenta de cheiro. A proposta foi apresentada pelas extensionistas do EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí, Luciana Ferreira e Francisca Varão, durante a V Festa da Melancia, realizada no último final de semana na comunidade Tamarindo, no município de Jatobá do Piauí, a cerca de 105 km ao norte de Teresina.

“Esta é uma receita afrodisíaca porque a melancia, além de ter muito fósforo e vitaminas do complexo B, na poupa, a semente é rica em potássio. Além de afrodisíaca, esta receita e a própria melancia “in natura” têm outras propriedades de cura de doenças como medicamento alternativo no combater do ácido úrico e a Erisipela, que é uma ferida que aparece na pele”, explica a extensionista Luciana.

Durante o evento, o EMATER realizou um treinamento para cerca de 30 mulheres daquela comunidade, que aprenderam a preparar ainda ensopado, moussara (um tipo de lasanha) mousse e frapê, tudo à base de melancia. As receitas puderam ainda ser degustadas pelos participantes da festa.

“Cerca de 20% da produção de 5 mil toneladas de melancia colhidas este ano no município de Jatobá do Piauí foi desperdiçada. É o que eles chamam de “refugo”, não é aproveitado para venda devido ao pouco desenvolvimento da fruta, que acontece no final da colheita. Então, a proposta do EMATER é que as mulheres da comunidade possam ter uma oportunidade para produção dentro desta visão de aproveitamento deste potencial”, diz o Eng. Agron. Francisco Guedes, diretor geral do Instituto, que esteve presente à festa da melancia, quando representou o governador Wellington Dias.

A V Festa da Melancia é uma realização da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Umburana, que tem cerca de 300 componentes, e da Associação dos Produtores de Melancia de Tamarindo, com 250 integrantes. O evento tem ainda o apoio da Prefeitura Municipal de Jatobá do Piauí. “No próximo ano vamos fazer uma associação de mulheres e vamos fazer produtos a base de melancia para serem vendidos durante o evento”, avisa Maria Cantídio, uma das diretoras da associação de produtores de melancia.

03/03/2008