Professores são capacitados para atuar no semi-árido
07/03/2008 - 00:12:37

Sala de aula do projeto

Por Marília Campelo (estagiária)
ASCOM – EMATER (3216-3856)

Professores da rede pública estadual e municipal de Teresina estão aprendendo diferentes metodologias e abordagens sobre as cadeias produtivas de dois importantes produtos regionais. A proposta faz parte de um Curso de Capacitação de Cadeias Produtivas de Caju e Mel. O evento acontece desde ontem (05) em Teresina e vai até sexta-feira, na Escola Fazendária. A atividade acontece ainda nos municípios de Oeiras (10 e 11), e Picos (12,13 e 14), reunindo também professores das cidades vizinhas.
O Diretor Geral do EMATER-PI – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí, o Eng. Agro. Francisco Guedes, participou da abertura do evento e falou da importância do trabalho. “Quando se fala em Cajucultura e Cadeia de Produção de Mel, o EMATER está presente, pois faz parte da nossa missão divulgar e desenvolver as potencialidades do Piauí. Somos parceiros dessa iniciativa porque sabemos o quanto é importante o agricultor estar preparado e capacitado para trabalhar com a riqueza natural que está ao seu redor”, disse Guedes.
O curso é ministrado pela Psicóloga e Educadora Ambiental, Imaculada Rodriguez, que se declarou surpresa com o conhecimento que os professores já têm sobre o potencial dos produtos regionais. “Falta um certo conhecimento das possibilidades para melhorar a produção, através de estratégias como o cooperativismo, cadeias produtivas, mini-fábricas, etc. É preciso que os professores pensem os recursos do Piauí para que eles sejam transferidos para os alunos, visando fixá-lo na terra. Têm que investir onde eles estão. Além de conceitos pedagógicos, é preciso preparar para a cidadania”, explica.
Numa avalanche de idéias, os professores se mostraram bastantes interessados na novidade. “Quanto mais a gente falar deste tema, melhor. A educação tem que estar preparada para atuar nesta área. O caju e o mel são capazes de alavancar o enriquecimento do Estado”, disse o professor Raimundo Clever, da Unidade Escolar Gabriel Ferreira. Os professores colocaram ainda a proposta da realização de feiras culturais com inclusão de receitas a base de caju e mel. Eles citaram a realização da inserção desta proposta em projetos como Escola Aberta, que acontece nos finais de semana nas escolas públicas.

Além do EMATER, o projeto tem o patrocínio da Fundação Banco do Brasil, SEDUC - Secretaria de Educação e PPCSA - Programa Permanente com o Semi-Árido, DETRAN e SEBRAE.

07/03/2008.