INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Territórios da Cidadania é apresentado nos Carnaubás
07/03/2008 - 00:13:11  
  
Twitter 
Google+ 
Reunião em Campo Maior

Por José Marques de Souza Filho – Jornalista DRT 1002
Assessor de Comunicação do EMATER- PI
Tel – 9929 5827

O diretor geral do EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí, Eng. Agron. Francisco Guedes, representou o Governador Wellington Dias, ontem (06), no município de Campo Maior, no lançamento do projeto Territórios da Cidadania, que vai abranger 4 territórios no Estado do Piauí. A atividade abrangeu os 18 municípios que compreendem o território dos Carnaubás, um dos contemplados no projeto que vai ser contemplado com 49 ações e um investimento de mais de R$ 80 milhões. Para Guedes, o Territórios da Cidadania é “a consolidação de todas as políticas públicas do governo federal com o apoio dos estados, municípios e a sociedade civil. É o exercício pleno da cidadania”, explica.

O evento vai ser encerrado hoje (07), com o detalhamento das ações que serão encaminhadas. Participaram da atividade, além de Guedes, representantes da delegacia do MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário, CEF – Caixa Econômica Federal, do Conselho da Cidadania do Território dos Carnaubás, técnicos do Emater, sindicatos e Ong´s dos diversos municípios envolvidos no projeto. O evento contou ainda com a participação dos deputados estaduais Paulo Martins e João de Deus, além do representante da Casa Civil da Presidência da Republica, João Santiago.

Durante explanação aos presentes, Guedes falou da importância da proposta e lembrou o exemplo da implementação do projeto Quintais Produtivos, ainda como assessor de Wellington Dias, quando era deputado Federal. Segundo ele, isso aconteceu no final da década de 90 através do diagnóstico, rápido, participativo de agro-sistemas, coordenado pelo CEPAC – Centro Piauiense de Ação Cultural, que previa a integração de ações políticas publicas.

A título de sugestão, ele propôs ao grupo de trabalho que avaliasse o potencial da região para a agroindustrialização. “Um bom exemplo é o município de Jatobá do Piauí, que priorizou a produção de melancia, como estratégia de mercado e esse ano colheu cerca de 10 mil toneladas da fruta”, finalizou.

Sobre o território dos Carnaúbas

Fonte: http://www.territoriosdacidadania.gov.br

O Território da Cidadania do Carnaubais (PI), com 21.890,60 quilômetros quadrados, é formado pelos municípios de Alto Longá, Assunção do Piauí, Boa Hora, Boqueirão do Piauí, Buriti dos Montes, Cabeceiras do Piauí, Campo Maior, Capitão de Campos, Castelo do Piauí, Cocal de Telha, Coivaras, Jatobá do Piauí, Juazeiro do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré, Novo Santo Antônio, Sigefredo Pacheco, São João da Serra e São Miguel do Tapuio.

Com 175.094 habitantes, dos quais 95.524 (54,56%) vivem na área rural, o IDH médio do território é 0,60. Carnaubais tem 16.573 agricultores familiares, 2.852 famílias assentadas, 268 pescadores e duas comunidades quilombolas.
  07 03 08

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64