Técnicos do EMATER serão agentes Multiplicadores do Luz para Todos

Mônica Santana
Estagiária ASCOM/EMATER
3216-3856

Cerca de 20 técnicos de todos os regionais do  EMATER/PI  - Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural estão sendo capacitados para atuarem como agentes multiplicadores em Gestão de Ações Integradas do Programa Luz para Todos. O curso teve inicio na manhã de hoje, 12/03, na superintendência do BNB - Banco do Nordeste do Brasil e segue até apróxima sexta-feira.

Os agentes multiplicadores têm como principal função mobilizar e organizar ações locais fundamentais para a geração de renda e melhoria na qualidade de vida das comunidades rurais atendidas pelo programa, além de orientar os agricultores familiares para o uso social da
energia elétrica.

De acordo com o Eng. Agro. do EMATER, Milton Paula, os agentes são importantes por atuarem como vetores de desenvolvimento das regiões. "A formação de agentes multiplicadores é de suma importância porque eles orientam ações em que o uso da energia elétrica seja otimizado e, assim, possa contribuir para o desenvolvimento econômico e social das áreas beneficiadas", afirma Milton Paula.

O evento é ainda uma excelente oportunidade para que os técnicos troquem informações, tirem duvidas sobre o programa e vejam como a energia elétrica pode melhorar a produtividade dos inúmeros projetos desenvolvidos pelo EMATER.

O coordenador territorial na região de Paulistana, José Sérgio está otimista. "Com as informações passadas aqui, os agentes tomarão conhecimento das técnicas mais adequadas, de utilização de energia elétrica, a cada projeto produtivo como o de caprinovinocultura, cajucultura e agroindústria, por exemplo. Assim poderão direcionar ações mais eficazes para o aumento da produtividade melhorando significativamente para a melhoria na renda e na qualidade de vida dos agricultores familiares.", assegura José Sérgio.

O curso é dividido em seis módulos onde serão abordados temas como o Programa Nacional de Universalização do Acesso a Energia Elétrica, políticas públicas de desenvolvimento sustentável, desenvolvimento territorial local, centros comunitários de produção, uso produtivo de
energia e implantação de centros comunitários de produção.

Na abertura do evento, o Diretor Geral do Instituto EMATER, engenheiro Agrônomo Francisco Gueddes, disse que os técnicos do EMATER terão a responsabilidade de elaborar um projeto produtivo agroindustrial para cada território na linha dos Centros Comunitários de Produção (CCP) para servirem como unidades demonstrativas de empreendedorismo territorial visando contribuir para a geração de mais trabalho, emprego e renda em todo o Estado.

12/03/2008