Territórios vão ter um produto como carro-chefe
14/03/2008 - 00:11:36

Por: Marília Campelo (estagiária)
ASCOM/EMATER (3216-3856)

Com a finalidade de promover maior integração e desenvolvimento rural do Piauí, o EMATER - Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí, a SDR - Secretaria de Desenvolvimento Rural, a SETUR - Secretaria Estadual de Turismo, representantes do IICA – Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, além do consultor do EMATER, Eugênio Peixoto, reuniram-se na Secretaria de Planejamento, em Teresina, para um debate sobre os Territórios da Integração e a adoção de medidas voltadas para a sustentabilidade das comunidades agrícolas.

Em reunião, discutiu-se sobre o desenvolvimento de atividades para potencializar as riquezas dos territórios, possibilitando, assim, a criação de cadeias produtivas específicas, a formulação de políticas públicas de ATER - Assistência Técnica e Extensão Rural contextualizadas com a realidade quilombola e a implantação de atividades agroindustriais. Destaque maior foi dado ao papel do extensionista rural e a sua capacitação, pois ele será o colaborador e o elo de ligação entre os agricultores e o projeto.

A proposta é que cada município tenha um produto como carro-chefe, a exemplo de Jatobá do Piauí, que possui a melancia como principal produto agrícola. “O nosso trabalho consiste em atuar no município através de um produto agrícola que lhe confira visibilidade regional. Vamos tratar cada família agrícola como uma unidade produtiva e viabilizar o PRONAF – Programa Nacional da Agricultura Familiar, não esquecendo de capacitar os nossos técnicos ampliando-lhes a visão de liderança e informação”, disse o Diretor Geral do EMATER, Engenheiro Agrônomo Francisco Guedes.

O projeto, que terá uma abrangência estadual, será iniciado no Vale do Canindé tendo como base estratégica a articulação e celebração de parcerias entre agricultores e órgãos, a implantação de canais e rotinas de comunicação com as organizações de base do Estado, incluindo prefeituras, e a elaboração do plano de trabalho e oficinas que definam metas, prazos e orçamentos das atividades a serem exercidas em cada localidade.

Em: 12/03/08.