Bosque das Cidades precisa do empenho dos prefeitos
18/03/2008 - 00:17:43

Por José Marques de Souza Filho – Jornalista DRT 1002
Assessor de Comunicação do EMATER- PI
Tel – 9929 5814

O projeto Bosque das Cidades, articulado pelo EMATER - Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí, a SEMAR - Secretaria do Meio Ambiente e a TV Cidade Verde, vai ganhar mais visibilidade. Localizado na entrada do Zoobotânico de Teresina, numa área de cerca de 1,5 hectares, o bosque já conseguiu atrair 132 prefeituras municipais de todo o Estado, que levaram para aquele local uma planta-símbolo de seus municípios. Mas, a proposta do governador Wellington Dias é de que os prefeitos estejam empenhados para que cada município tenha ali, além de uma planta-símbolo, um outro espaço com registros históriocos e fotográficos dos municípios correspondentes, além das plantas em seu habitat natural.

O governador e sua comitiva, da qual fazia parte o Eng. Agrôn. Francisco Guedes, diretor geral do EMATER e diversas outras autoridades, estiveram ontem (17) no Zoobotânico para inaugurar a reforma de vários setores do parque, que estava fechado a cerca de 7 meses. “Nós vamos enviar um ofício para a APPM – Associação dos Prefeitos Municipais do Piauí e para todas as prefeituras, solicitando o empenho de cada prefeito no sentido de dar-mos mais visibilidade ao bosque. Ainda este ano, queremos fazer um novo lançamento do Bosque das Cidades e inauguração do novo espaço, quando as árvores já estiverem bem maiores e a participação das prefeituras esteja completa, inclusive com a participação dos novos municípios”, disse Guedes.

De acordo com Guedes, o Bosque das Cidades é um espaço para ficar na história e uma referência para os visitantes do Zoobotanico. Segundo Guedes ainda, Teresina é uma cidade onde a maioria dos seus habitantes são oriundos do interior do estado. “É interessante que os prefeitos se sensibilizem com esta proposta, pois cada munícipe que chegar ao parque vai querer identificar a árvore-símbolo do seu município e referenciar as raízes do seu povo e as memórias de sua própria vida”, encerrou Guedes.

18/03/2008