Governador lança projeto da Coopercerrado em Uruçuí
31/03/2008 - 00:10:13

governador cumprimenta presidente da cooperativa

Por José Marques de Souza Filho – Jornalista DRT 1002
Assessor de Comunicação do EMATER- PI
Tel – 9929 5814

O governador Wellington Dias participou ontem (26), no município de Uruçuí, na região dos cerrados, do lançamento da pedra fundamental das futuras instalações da estrutura administrativa e fábrica de rações da Coopercerrado – Cooperativa Agroindustrial do Cerrado Piauiense, uma proposta que vai unir agricultores familiares do Piauí e Paraná numa iniciativa pioneira. A nova estrutura vai ficar numa área de 2 hectares, situada no Km 12 da PI 247, bairro Jardim Novo Uruçuí.

O governador esteve acompanhado de diversas autoridades como os deputados Fábio Novo (Presidente do PT no Piauí), Leal Junior e Xavier Neto. Também fizeram parte da comitiva a presidente da EMGERPI - Empresa de Gestão de Recursos do Piauí e José Barros Sobrinho, da Secretaria de Educação. Autoridades da região prestigiaram o evento como o pré-candidato a prefeito de Uruçuí, Valdir Soares; Prefeito de Sebastião Leal, José Jeconias e a prefeita de Bertolinia, Aracélia Maria de Souza.

De acordo com o Presidente da Coopercerrado, Hideraldo Dotto, o governador se mostrou bastante empolgado com a iniciativa e parabenizou os diretores e integrantes da cooperativa, que pretendem inaugurar a obra no próximo mês de maio. “Os nossos associados já estamos produzindo em 35 mil hectares. Na sua plenitude o projeto vai ter uma área de cerca de 70 mil hectares. O objetivo deste empreendimento é industrializar a matéria prima produzida pelos associados. Com isso, atender a demanda de ração na região do cerrado piauiense, bem como os diversos centros de produção do nordeste”, disse Hideraldo.

A Coopercerrado conta atualmente com 32 associados, que já estão produzindo grãos desde a fundação do grupo. Também fazem parte mais oito associações de agricultores familiares que ainda aguardam a liberação de áreas que serão concedidas através do sistema Crédito Fundiário. “Nós somos responsáveis pela comercialização de grande parte da produção de algodão do cerrado com um faturamento de mais de R$ 24 milhões em 2007. Com a entrada em operação da fábrica de rações a previsão é de um acréscimo no faturamento em torno de R$ 10 milhões”, afirma Dotto.

31/03/2008