INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Parnaíba: produtores de leite pedem ajuda
23/04/2008 - 00:14:19  
  
Twitter 
Google+ 
Fórum do Leite em Parnaíba

Por José Marques de Souza /Filho
Assessor de Comunicação do EMATER
9929 5827
 
Eles realizaram na última sexta-feira (19), na sede do SEBRAE, no centro de Parnaíba, em caráter extraordinário, a reunião de número 35. As diversas instituições, entidades e produtores que fazem parte do Fórum do Leite naquela região queriam, desta vez, aproveitar a presença do diretor geral do EMATER - Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí, Eng. Agrôn. Francisco Guedes, naquela cidade para traçar um leque de estratégias e ações que possam ajudar, principalmente, os pequenos produtores de leite na questão da assistência técnica, melhoria tecnológica da produção, além de buscar melhorar a auto-estima dos produtores.

Guedes esteve visitando aquele município para ver de perto a situação das ações do EMATER naquela região, que tem na cadeia produtiva do leite uma de suas principais atividades econômicas. De acordo com os produtores, 13 municípios fazem parte desta atividade que é o segundo maior aporte de recursos financeiros destes municípios, onde 80% do leite produzido por eles é vendido em Teresina. "A visita do diretor geral do EMATER foi muito importante para nós, pois ele se comprometeu e pediu para a gente fazer um ?projetão? com as nossas propostas", disse José Bompet, Eng. Agrôn da Cooperativa Delta, um dos integrantes do Fórum.

Segundo os coordenadores do Fórum, as reuniões estão sendo realizadas mensalmente e conta com a participação de mais de 30 instituições como o próprio EMATER (através do seu escritório regional), SEBRAE, UESPI - Universidade Estadual do Piauí, Prefeitura municipal de Parnaíba, ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Piauí, EMBRAPA, DFA - Delegacia Federal de Agricultura, BNB - Banco do Nordeste, BB - Banco do Brasil, dentre outras, alem de dirigentes de associações de produtores.

Além de elogiar a iniciativa de organização dos produtores de leite daquela região, Guedes falou das ações que estão sendo implementadas pelo governo do estado para reestruturar o EMATER nos próximos três anos, dentre elas, o aporte de cerca de R$ 10 milhões oriundos da incorporação do BEP ? Banco do Estado do Piauí ao Banco do Brasil onde será possível, ainda este ano, montar escritórios do Instituto em 100% dos municípios piauienses.

"Nas regionais vamos ter um coordenador de cada rede temática. Aqui, é preciso que eles façam um projeto integrado de empreendedorismo, assim como o que eles fizeram para o CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e que, infelizmente, não foi aprovado por um descuido de não adequação ao edital. Esse projeto, nós também vamos levar para incluí-lo na nossa proposta junto ao MDA ? Ministério do Desenvolvimento Agrário, que prevê a aplicação de cerca de R$ 2 milhões este ano. A minha sugestão, também, é que possamos reativar a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite, que encontra-se desativada", finalizou Guedes.

Centro de Bovinocultura é uma ação do Fórum do Leite.

Um antigo depósito situado nas dependências da sede da EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, localizada na BR 343, a cerca de 10 km de Parnaíba, está sendo transformado, com recursos da CODEVASF - Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba, num moderno Centro de Referência em Bovinocultura do Leite. Na última quinta-feira (17) representantes de diversas instituições como o EMATER - Instituto de Assistência de Técnica e Extensão Rural do Piauí, EMBRAPA e SEBRAE foram até o local conferir o andamento da obra, que terá gestão compartilhada.

De acordo com os coordenadores do projeto, não existem pesquisadores que trabalhem com a qualidade do leite naquela região. "A idéia inicial era que este Centro tivesse como foco a transformação de embriões, ou seja, trabalhar com tecnologia de ponta. Mas, logo percebemos que a região tinha questões mais urgentes para serem abordadas, dentre elas, a melhoria da nutrição dos animais e o tratamento de doenças, principalmente, a prevenção da febre aftosa", disse o diretor geral do EMATER, Eng. Agron. Francisco Guedes, que na época de criação do projeto era presidente da CODEVASF.

O Centro é também uma ação gerada a partir de reivindicações do Fórum do Leite. A gestão compartilhada será feita a exemplo do que já está sendo implementado em outros projetos como o Centro de Maricultura (situado em Parnaíba) e outros empreendimentos como a Casa Ápis (dos produtores de mel) e Cocajupi (dos produtores de caju), situados no município de Picos. "Esta é uma orientação do governador Wellington Dias, visando estabelecer uma instância o mais democrática possível, na busca do desenvolvimento sustentável", finalizou Guedes.

Pequenos produtores recebem financiamento em troca de leite

O empresário Merval Santos, da empresa Leite Longa, na última quinta-feira (17), levou o diretor geral do EMATER - Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí, Eng. Agron Francisco Guedes, para conhecer a atividade de produção de leite em uma de suas propriedades, que usa tecnologia de ponta no processo de produção. Merval disse que naquela região apenas duas ou três fazendas utilizam alta tecnologia, sendo que 70% do leite utilizado na fabricação de diversos produtos da empresa é comprado dos pequenos produtores.

Segundo o empresário, ele tem incentivo às pequenas empresas a utilizarem tecnologias simples no processo de produção, além de financiar animais de boa qualidade, geladeiras industriais e até forrageiras. Tudo isso em troca de produção de leite. "Esta é uma maneira de incentivar o uso de tecnologias pelos pequenos produtores. Aqui na fazenda nós usamos alta tecnologia. Mas, nós também usamos alguns métodos que podem ser utilizados pelos pequenos. Por exemplo: uma cordinha de roupa, com cores diferentes, colocada no pescoço do animal pode servir para identificar a quantidade de ração que cada vaca deve comer, de acordo com a sua fase de lactação", explica Merval, acrescentando que, mesmo assim, os pequenos tem alguma resistência e, no caso do financiamento, existe inadiplência.

Diretor quer piscicultura e leite como prioridades na região de Parnaíba

Os técnicos que fazem parte da regional do EMATER de Parnaíba foram convocados para uma reunião com o diretor geraL do Instituto, Eng. Agrôn. Francisco Guedes, na última sexta-feira (18). O encontro, que aconteceu na sede da regional, serviu para discutir questões do Instituto como algumas pendências no detalhamento do Plano Operacional 2008 e a situação dos projetos desenvolvidos naquela região. "Aqui em Parnaíba, de acordo com o plano operacional, vão ser realizados 25 cursos que devem beneficiar cerca de 500 agricultores familiares da cadeia produtiva do leite", informa Guedes.

"Em Parnaíba existem muitas ações do EMATER em vários setores como fruticultura irrigada, arroz irrigado, suinocultura, horticultura, caprinos, galinha caipira, além de  algumas tímidas parcerias com outras instituições para o desenvolvimento da bacia leiteira. Mas, agora, nós queremos priorizar as ações no setor do leite e piscicultura", completou Guedes.

Na oportunidade, os técnicos apresentaram um breve relatório das atividades da regional onde foram colocadas várias questões de ordem administrativas como a redução da cota de combustível. "A nossa proposta é fazer com que cada técnico busque dar assistência técnica aos empreendimentos agrícolas produtivos. Por outro lado, sabemos que a valorização profissional vem em função da melhoria das condições de trabalho, capacitação e melhoria salarial. Este ano vamos dotar o EMATER das condições básicas para evitar problemas como a redução da cota de combustível. Neste sentido, estamos solicitando um projeto da regional onde o aumento da cota de combustível deverá ser contemplado", disse Guedes.

O diretor também pediu aos técnicos que elaborem um projeto arrojado para o setor de piscicultura. "Acabamos de fechar uma parceria com a SEAP - Secretaria Especial de Pesca (órgão ligado à presidência da Republica) onde também está prevista a contratação de um engenheiro de pesca e outro técnico especialista em pesca", finalizou Guedes.
  
22/04/08

 

 

 

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64