Sementes distribuídas pelo governo tem bons resultados em Canto do Buriti
29/04/2008 - 00:15:05

Agricultor familair Ademar Mazin comemora

Por José Marques de Souza Filho
Assessor de Comunicação EMATER
9929 5827

O Zôotecnista e Mestre em Genética, Antônio de Pádua, que é coordenador do escritório regional do EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí no município de Canto do Buriti, a cerca de 400 km ao sul de Teresina, informou hoje (29) sobre os bons resultados alcançados pelos agricultores familiares com a distribuição de sementes de milho naquela região. Empolgado com os resultados, o geneticista denomina a questão como “a semente que deu certo”.

“Trata-se de uma nova variedade chamada “Catingueiro”, lançada no ano passado pela EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Nós estamos orientando os agricultores a fazerem uma seleção com as melhores sementes para os próximos plantios. Diferente da semente hibrida, esta variedade não perde a força de produtividade no replantio. Além de ser precoce, ela pode ser utilizada por mais cinco anos”, explica Pádua.

Somente em Canto do Buriti, o governo distribuiu 600 kg, sendo entregue 5 kg para cada família. A boa safra pode ser conferida pelo aumento da produtividade de milho plantado na região. Segundo Pádua, em média, Canto do Buriti produz 30 sacas por hectare. Com a nova variedade foi possível chegar 50 sacas. “Um bom exemplo pode ser visto na propriedade do senhor Ademar (mais conhecido por “Mazinho”), na comunidade Baixão dos Herculanos, que plantou a variedade em apenas um hectare e teve uma boa produção”, explica o geneticista.

O coordenador ressaltou que contou com a participação do sindicato de trabalhadores rurais, FETAG – Federação dos Trabalhadores da Agricultura e SDR – Secretaria do Desenvolvimento Rural na distribuição e seleção dos beneficiários. “O trabalho de orientação sobre espaçamento entre plantas e uso correto do solo, dentre outros, foi do EMATER. Podemos verificar que, mesmo em condições de sequeiro (com precipitação normal de chuvas) houve um aumento considerável com esta variedade e superou as expectativas. Vamos fazer testes com um sistema de irrigação”, finaliza Pádua.

29/04/08