EMATER discute formas de avaliação e acompanhamento de ações
30/04/2008 - 00:15:09

Reunião dos coordenadores do EMATER

Por José Marques de Souza Filho
Assessor de Comunicação EMATER
9929 5827

Coordenadores dos 17 escritórios regionais do EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí estão desde segunda-feira (28) em Teresina discutindo formas de acompanhamento e avaliação de assistência técnica e extensão rural em todo o Piauí. Também está sendo feito um treinamento sobre crédito rural para outros representantes dos regionais. Segundo os técnicos da coordenação de planejamento do órgão, que falaram sobre o Plano Operacional, há muito tempo o Instituto não tinha um trabalho voltado para o planejamento integrado de ações.

Presente à atividade, o diretor geral do EMATER, Eng. Agron. Francisco Guedes, juntamente com toda a sua diretoria, tem participado ativamente das discussões, buscando sempre instigar os técnicos para darem soluções, apresentando propostas positivas em cada região. “O EMATER faz muita coisa em todo o Piauí. Mas, é preciso sistematizar mais ainda este trabalho e os técnicos vão estar preparados para atuar desde o entendimento sobre os convênios até a articulação correta dos programas e projetos de cada região, bem como saber avaliar o resultado das ações e metas”, disse Guedes.

O evento termina amanhã, quinta-feira (01). A programação inclui vários temas ligados à questão do planejamento de ações, dentre eles, “Como utilizar recursos públicos numa administração transparente?” Os técnicos também estão discutindo as Despesas Publicas e, mais especificamente como usar recursos do “Suprimento de Fundos” e a “Importância do Controle de Gestão”, além de fazerem uma avaliação sobre a Geometria dos Territórios, ressaltando a importância da sociedade civil e o esforço do governo. “Além disto, cada coordenação vai fazer um balanço de suas atividades, visando fazer os ajustes necessários para o bom andamento da administração do EMATER”, ressalta Guedes.

Para Clébio Coutinho, coordenador da regional da EMATER de Picos, a cerca de 400 km de Teresina, esta atividade facilita a execussão das metas em cada município, fazendo com que a gente defina as prioridades e os responsáveis por cada meta. Na minha região, o foco é o aproveitamento integral do caju. Mas, também vamos dar apoio ao projeto de resgate social das comunidades quilombolas”, ressalta.

Empolgado com a nova diretoria do EMATER, o coordenador de Parnaíba, Albert Loiola, vai dar mais vigor as atividades na cadeia produtiva do leite. “De 09 a 13 de junho vamos fazer um treinamento sobre o melhoramento da qualidade do leite, que vai envolver cerca de 500 agricultores familiares daquela região”,finaliza Loiola, acrescentando que a Pesca também vai ter destaque na região.

30/04/08