Teresina vai ganhar Centro de Apoio a Agricultura Urbana e Periurbana

José Marques de Souza Filho

Assessor de Comunicação EMATER

TEL 9929 3856

O coordenador regional/Teresina, Ulisses Filho, e o coordenador do CENTAF - Centro de Treinamento do EMATER, José Veloso representaram o EMATER - Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí no seminário técnico realizado na última terça-feira (06) e quarta-feira (07) em Brasília – DF para discutir os últimos ajustes dos 15 projetos contemplados no edital do MDS - Ministério do Desenvolvimento Social. O Piauí participa com um projeto no valor de R$ 540 mil que vai beneficiar o CENTAF e o assentamento Recanto de Santo Antonio, localizado na estrada que liga Teresina a União, com capacitação e implantação de projetos na área de  agroindústria, galinha caipira, piscicultura, fruticultura e hortaliças.

"Na oportunidade, nós discutimos também a implantação de um Centro de Apoio à Agricultura Urbana e Periurbana na Região Metropolitana de Teresina, que deve contar com o apoio do Regional do EMATER/Teresina e do CENTAF. Essa foi sem duvida a grande novidade deste encontro. A proposta visa atender não só o assentamento contemplado no edital, mas, outros públicos da zona urbana e periubana da região metropolitana de Teresina como do Projeto Cinturão Verde e as Hortas Comunitárias, que vão passar a ter uma atenção especial tanto na melhoria da infraestrutura produtiva como tambem através de capacitações", explica Ulisses Filho, que fez parte da mesa de honra do evento, representando também todas as EMATERs do Brasil.

Ulisses Filho disse que uma das vantagens da criação do Centro de Apoio à Agricultura Urbana e Periurbana da Região Metropolitana de Teresina é que os recursos do edital podem ser reeditados em valores ainda maiores durante os próximos cinco anos. Segundo ele, o projeto base prevê a criação de um comitê gestor e para isso o EMATER ja disponobilizou uma equipe composta por Engenheiro Agrônomo, técnico agrícola, zootecnista e extensionista social. “Além de parabenizar o ministério por esta iniciativa nós também estamos otimista com a implantação do Centro de Apoio à Agricultura Urbana e Periurbana na região metropolitana de Teresina por ser uma proposta que vai direcionar as ações de apoio e assistência técnica aos agricultores urbanos e periurbanos de Teresina",finaliza Ulisses Filho.

12/05/2008