Governo vai aproveitar enchentes para incentivar plantio em vazantes e áreas úmidas
16/05/2008 - 00:14:07

Enxurradas

Por José Marques de Sousa Filho - Jornalista DRT 1002
Assessor de Comunicação do EMATER-PI
Tel - 9929-5827

As fortes chuvas que assolaram o Piauí de norte a sul do Estado nos últimos meses e deixaram milhares de famílias desabrigadas, vão agora ser transformadas em grandes oportunidades de geração de trabalho e renda para os agricultores familiares do estado, através do aproveitamento de vazantes e áreas úmidas, com plantio de milho, feijão, arroz, melancia, abóbora, quiabo e melão caipira. O governo do estado acaba de liberar R$ 500 mil reais para custear o projeto elaborado pelo EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural, em parceria com a EMBRAPA Meio Norte - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, FAPEPI – Fundação de Pesquisa do Piauí, SDR – Secretaria de Desenvolvimento Rural, FETAG - Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Piauí e Federação dos vazanteiros do  Piauí.

De acordo com os técnicos, o potencial de vazantes e áreas úmidas disponível em todo o Estado é de 50 mil hectares, o que pode permitir o aproveitamento da mão-de-obra   existente no meio rural em torno de 150 mil agricultores familiares. Mas, este projeto vai atuar numa área de 25.330 mil hectares. Serão distribuídos cerca de 25 toneladas de sementes melhoradas nas 17 regiões administrativas assistidas pelo EMATER, abrangendo todos os 11 Territórios de Desenvolvimentos do Estado do Piauí, explica o Eng. Agro. Francisco Guedes, diretor geral do EMATER-PI.

Nos próximos dias, a coordenação do projeto, além de iniciar o cadastramento dos interessados, vai iniciar também uma ampla campanha publicitária, visando mobilizar e sensibilizar os agricultores familiares, sindicatos de trabalhadores rurais, secretarias municipais de agricultura e sociedade em geral para se engajarem nesta oportunidade de produção de mais uma safra de grãos no Piauí. As sementes já estão sendo adquiridas de produtores credenciados pela EMBRAPA. A previsão é que sejam produzidas mais de 14 toneladas de feijão, arroz e milho; 8,5 mil espigas de milho verde; 2,4 toneladas de melancia; 420 kg de abóbora; 240 mil quiabos e 120 toneladas de melão caipira.

“Como estratégia para implementação deste projeto, serão implantados 17 campos de demonstração de tecnologia, realização de 200 eventos metodológicos utilizando os campos demonstrativos, onde 90 mil agricultores familiares vazanteiros terão assistência técnica sistemática durante todo o processo de produção, comercialização e industrialização do excedente” , finaliza Guedes.

16/05/2008