PAC-Social garante revitalização de sub-bacias hidrográficas em três municípios
16/05/2008 - 00:15:03

Por José Marques de Souza Filho – Jornalista DRT 1002
Assessor de Comunicação do EMATER - PI
Tel – 9929 5827

A sub-bacia hidrográfica do riacho Indaiacú, que nasce na comunidade Paquetá no município de São João da Varjota, a cerca de 300 km ao sul de Teresina, vai ganhar obras de controle erosivo como a construção de barragens subterrâneas, conservação de estradas, construção de barragens de contenção de sedimentos, terraços e bacias de captação de enxurradas. A proposta faz parte do PAC (Social) - Programa de Aceleração do Crescimento, que está sendo encaminhado pelo governo federal, e inclui ainda atividades de capacitação de produtores e técnicos e obras de preservação ambiental como a construção de viveiros comunitário, cerca para proteção de mata ciliar, além da recuperação de mata ciliar e de topo.

Estas obras, que fazem parte de um convênio do Governo do Estado do Piauí, através do EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí, e o MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário, também vão ser levadas para as sub-bacias hidrográficas dos riachos Brejinho, em São João do Piauí, e Brejo Seco, em Guaribas. De acordo com o projeto, todas essas bacias, em decorrência da ausência de um planejamento de ocupação da área e em função de manejo desordenado, apresentam acelerado processo de degradação ambiental que leva a população a uma situação sócio-econômica cada vez mais grave.

“Três comunidades símbolos da exclusão social no Piauí serão beneficiadas com o PAC Social, através do programa de micor-bacias hidrográficas: o símbolo do fome zero do brasil, Guaribas, uma comunidade quilombola, em são õão da varjota, e um assentamento de reforma agrária, em São João do Piauí”, comenta o Eng. Agrôn. Francisco Guedes, diretor geral do EMATER.

O lançamento do projeto acontece no próximo dia 01 (domingo), na sede do município de São João da Varjota. O evento deve atrair a atenção da comunidade, que está sendo convocada através dos meios de comunicação a fazer parte deste projeto. “Esta proposta foi construída de forma participativa com o envolvimento das autoridades locais, organizações não-governamentais, sociedade civil organizada e a população residente nas áreas de abrangência destas sub-bacias”, explica Guedes.

De acordo como o Eng. Agrôn. Edimundo Uchôa Lopes, que participou da equipe que elaborou o projeto, esta ação é, em última análise, um trabalho de revitalização da grande bacia do próprio Rio Parnaíba, da qual fazem parte os estados do Piauí, Maranhão e Ceará. Ele explica que, os problemas de degradação ambiental aparecem indubitavelmente em todo a extensão do Rio Parnaiba. Revitalizar as sua sub-bacias é sem dúvida o melhor caminho para se resolver o problema de degradação da Bacia hidrográfica do Rio Parnaiba.

“Os resultados deste trabalho, vão contribuir para uma maior disponibilidade de recursos hídricos na região, promovendo o desenvolvimento sustentável com a adoção de praticas voltadas para o uso e manejo adequados dos recursos naturais com preservação ambiental e a disponibilização de água de boa qualidade e em quantidade nestas regiões”, finaliza Edimundo.

16/05/2008