Matéria Revisada - Reversão sexual de peixe garante boa produção em cativeiro

Por José Marques de Sousa Filho - Jornalista DRT 1002
Assessor de Comunicação do EMATER-PI
Tel - 9929-5827

ATENÇÃO - Confira no final desta matéria os esclarecimentos do técnico do EMATER sobre a publicação desta máteria.

Os técnicos do EMATER - Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí estão adquirindo alevinos produzidos através de uma prática denominada REVERSÃO SEXUAL (que através de hormônios inibe o desejo sexual da fêmea, passando a ser chamada de "macho revertido". Este processo é temporário e não para vida toda) para garantir boa produção no sistema de tanque-rede. No ultimo final de semana, a comunidade de Buriti do Rei, no município de Oeiras, realizou a I Festa do Peixe, com a despesca de cinco toneladas de Tilápias produzidas em 23 tanques-rede implantados no açude Caldeirão dos Morais, situado naquela localidade.

A festa contou com presença do diretor geral do EMATER, Eng. Agrôn. Francisco Guedes e outras autoridades como o secretário de saúde Assis Carvalho, o superintendente da Agricultura Familiar da SDR - Secretaria do Desenvolvimento Rural, José Augusto e do Deputado Federal B. Sá, além da presença maciça de grande número de populares. "No mês de março passado, tivemos também a despesca de 7.200 kg de Tilápia, produzida em 40 tanques-rede, na Colônia de Pescadores Z24, que atua na barragem Salinas, no município de São Francisco do Piauí", comentou Guedes.

De acordo com os técnicos, a vantagem da reversão sexual é a garantia de um melhoramento genético e um maior crescimento dos peixes. Segundo eles, as Tilápias fêmeas param de comer quando estão em reprodução por que levam os ovos na boca e param de crescer. Em Salinas, foram implantados 22.500 alevinos em 40 tanques-rede, para um ciclo de produção de quatro meses e meio. Tivemos uma perda de apenas 11,12% dos alevinos.

As comunidades ainda estão se adaptando a utilização dos tanques-rede, mas se mostram bastante animadas como sucessos dos projetos. "Os técnicos acompanham o trabalho. Cada familiar fica encarregada de alimentar os peixes duas vezes por mês. Mas, ainda temos problemas, pois tinha gente que estava dando a ração dos peixes para as galinhas mas, no final, deu para faturar bem e cada familiar levou R$ 1.100,00”, comenta Luis Rodrigues Ozório, 56, que já trabalhou no plantio de roça e já tentou mudar de vida em São Paulo. “Agora vale a pena ficar aqui", diz ele.

27/05/2008

ATENÇÃO:

Esta matéria foi revisada em função das observações de um dos técnicos envolvidos com a questão, que solicitou a retirada da palavra "Troca de sexo dos peixes" por "Reversão sexual de peixes". Veja a soliitação de retificação:

"Peço-lhe encarecidamente que RETIFIQUE a matéria " Troca do sexo de peixe...", por que não é possível se trocar o sexo do peixe, o que fazemos é uma prática denominada de REVERSÃO SEXUAL,que através de hormônios, inibe o desejo sexual da fêmea, passando a ser chamado de macho revertido, este processo é temporário, e não para vida toda.

Outra coisa, eu, Engº. Agrônomo João Carlos Ribeiro Gonçalves Filho, como você deve ter notado, não sou médico veterinário.Pertenço ao quadro do EMATER de Oeiras-PI, e não o do quadro da regional do EMATER-Floriano-PI.

E para finalizar, não participei da implantação do projeto de piscicultura em tanques rede do povoado Buriti do Rei, município de Oeiras-PI, tão pouco prestei qualquer tipo de assistência técnica a esta comunidade,ainda, no tocante a piscicultura.

Agradeço a atenção, e peço a correção  ou retirada da matéria da internet, você está me espondo ao ridículo, além de estar usando indevidamente o nome do meu pai, que tem o mesmo nome que eu, e ele é realmente um médico veterinério, aposentado, que trabalhou no Banco do Brasil S/A.

Favor ter mais cuidado com as informações veiculadas na internet, podem denegrir a imagem de alguém, ou gerar um processo para você e/ou para o EMATER-PI.

Engº. Agrº. João Carlos Ribeiro Gonçalves Filho"