INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Instituições discutem assessoria aos assentamentos do Estado
04/07/2006 - 00:16:16  
  
Twitter 
Google+ 
Reunião EMATER-PI e ATES

Gestores, técnicos e representantes de comunidades quilombolas estiveram reunidos hoje, 04\07, na sede do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater/PI para processo de avaliação com o intuito de definir estratégias que possibilitem a reorientação do Serviço de Assessoria técnica, social e ambiental – ATES. Esse projeto é desenvolvido em convênio com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, Centro Piauiense Ação Cultural – CEPAC e Emater com o objetivo de garantir o desenvolvimento sustentável da Agricultura Familiar em áreas de assentamentos do Estado.
O ATES consiste no desenvolvimento dos assentamentos rurais nas áreas social, técnica e de agroecologia com capacitações em atividades de horticultura, fruticultura, caprino/ovinocultura, galinha caipira, associativismo, cajucultura, fabricação de farinha e apicultura com base na realidade de cada comunidade. São 7.554 famílias assistidas em 122 municípios do Estado, como por exemplo Floriano, São Pedro, Picos, Paulistana, Canto do Buriti, Teresina, Miguel Alves, União e Cabeceiras.
O Projeto vem sendo desenvolvido desde 2004, mas durante esse período os técnicos se depararam com realidades desconhecidas pelo próprio projeto.  Segundo Diretor Geral do Emater, Adalberto Pereira, essa reunião é necessária para se planejar dentro do atual cenário político e recursos financeiros a continuidade dos trabalhos. "Vamos mostrar estratégias a partir dos núcleos de trabalhos já existentes nas instituições envolvidas para assim desenvolver o programa e ao mesmo tempo, avaliarmos as dificuldades   identificadas porque só avaliar dá uma sensação de parada, o desafio agora é avaliar para continuar", afirma Adalberto.
Assim como Pereira, o Presidente do Incra, Padre Ladislau João da Silva, afirma que esse é um momento adequado para avaliação e também uma continuidade do projeto. "Não podemos pensar em um retrocesso, mas numa continuidade".
Segundo O Coordenador do Projeto no Emater, Gilberto Cardoso, os assentamentos estão satisfeitos com o trabalho desenvolvido por essas instituições. "O Incra fez uma avaliação desse projeto junto às comunidades e verificou que 90% delas estavam satisfeitas com assistência técnica dada pelo Emater", explica.
Uma das ações a ser executada após essa avaliação é a realização de  uma ação de capacitação e planejamento dos núcleos operacionais das entidades envolvidas no desenvolvimento do projeto.
EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64