Começa revitalização de sub-bacias hidrográficas no Piauí
04/06/2008 - 00:14:11

Lançamento do projeto

Por José Marques de Souza Filho – Jornalista DRT 1002
Assessor de Comunicação do EMATER- PI
Tel – 9929 5827

Uma parceria entre governo, trabalhadores, autoridades, prefeitura e sociedade civil organizada vai permitir a revitalização das sub-bacias dos riachos Indaiaçu, localizado no município de São João da Varjota; Brejo Seco, em Guaribas e Brejinho, em São João do Piauí. No último domingo (01) aconteceu o lançamento oficial do projeto no município de São João da Varjota, que contou com a presença do Diretor Geral do EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí, Eng. Agrôn. Francisco Guedes; prefeito municipal Helio Nery, autoridades e grande número de populares.

Neste projeto serão construidas obras que vão garantir a sustentabilidade daquelas bacias hidrográficas, gerar trabalho e renda para as familias ribeirinhas com foco no empreendedorismo.

“O mais importante é que vão fazer o reflorestamento (das matas ciliares) e a gente sabe que as raízes ajudam a captar a água. Também, só em tirar o lixo do riacho já é bom. Vai gerar trabalho e renda, diminuindo a pobreza. Vamos ter água permanentemente”, declarou a senhora Vernita Rodrigues, residente na comunidade Paquetá, uma das beneficiárias do projeto. “Quero ter um serviço fixo enquanto tiver este projeto por aqui, seja de servente de pedreiro ou qualquer outra coisa”, declara Mamede Pereira, 50, agricultor familiar que mora a 20 anos naquele município.

Para o prefeito municipal, Helio Néri, a revitalização do riacho Indaiaçú é muito importante para São João da Varjota, pois vai ajudar na melhoria da agricultura e no turismo do município. Ele acrescentou que o FPM – Fundo de Participação dos Municípios é de apenas R$ 170 mil mensais e as receitas de IPTU e ISS são praticamente zero. “R$ 500 mil é muito bom, pois vai proporcionar uma boa circulação de recursos no município. Eles exploraram demais as margens do riacho, de forma que atingiu a própria comunidade, que agora vai se empenhar para ajudar neste projeto”, declarou Helio.

A representante da comunidade Paquetá, Irene de Sousa, que é remanescente de quilombolas, fez questão de enfatizar a importância do projeto em beneficiar uma comunidade negra. “Agradeço pelo fato de estar sendo reconhecida como negra e como comunidade quilombola”, finalizou.

04/03/2008