Dez delegados piauienses participam de seminário nacional de ATER em Brasília
11/06/2008 - 00:11:01

Ministro Cassel e José Silva, da ASBRAER

Por José Marques de Souza Filho
Assessor de Comunicação do EMATER
TEL 8851 2986

Idéias e práticas da assistência técnica e extensão rural produzidos em todo o Brasil estão sendo discutidos desde a última terça-feira (10) no Hotel Nacional em Brasília. Com base no seminário estadual realizado em Teresina, dez delegados do Piauí foram indicados para representar o estado no evento. Do EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí vieram quatro representantes, além do assessor de comunicação, jornalista José Marques de Souza Filho, que tambem veio representando a Rede de Comunicadores do Programa Garantia Safra e a Diretoria Geral do EMATER-Piauí.

Além do Delegado do MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário em Teresina, Adalberto Pereira, outros seis delegados representam entidades como FETAG, FETRAF, MST, Movimento Quilombola, dentre outros. “Este seminário é da maior importância porque marca o novo perfil da extensão rural no Brasil, que tem como base as redes temáticas como uma grande inovação. No Piauí a mandiocultura e a cajucultura estão tendo bastante capacitações. A cajuína Dona Julia, por exemplo, que ficou bastante conhecida com a divulgação no programa Big Brother Brasil, da Rede Globo, é resultado das capacitações feitas pelos técnicos do EMATER no município de Valença”, disse o técnico agrícola, Antônio Paixão.

O seminário tem como proposta “Consolidar a Pnater – Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, fortalecer a agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável”. Na solenidade de abertura participaram  o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel e o secretário da SAF – Secretaria de Agricultura Familiar, Adoniran Sanches, dentre outras autoridades como o Presidente da ASBRAER – Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural do Brasil, Jose Silva. Na oportunidade aconteceu ainda o lançamento do Portal Comunidades da Agricultura Familiar e da Revista Redes Temáticas de ATER.

A programação prevê palestras com o diretor do DATER (MDA) sobre os “Avanços e Desafios” do PNATER. O evento segue com a avaliação dos resultados dos seminários estaduais e formação dos grupos de trabalho por eixos temáticos.

O evento vai ser encerrado na proxima sexta-feira (13) com a consolidação de documento contendo as propostas de avanços, dificuldades e estratégias para implementação do PNATER.

12--06-08