Guaribas recebe R$ 500 mil para salvar riacho

Por José Marques de Souza Filho - Jornalista DRT 1002
Assessor de Comunicação do EMATER-PI
Tel - 8851 2986

Símbolo Nacional do Programa Fome Zero,  o município de Guaribas, que fica a cerca de 600 km ao sul de Teresina, é um dos três beneficiários do projeto de revitalização de sub-bacias hidrográficas no Piauí. O projeto prevê a realização de obras na sub-bacia do riacho Brejo Seco, naquele município. No último sábado (21) o diretor geral do EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí, Eng. Agrôn. Francisco Guedes e uma equipe de técnicos participaram do lançamento oficial do projeto naquele município.

Os eventos aconteceram na Câmara de Vereadores, onde participaram representantes de associações de pequenos produtores, e na U. E. Enésio Correia Maia, onde o projeto foi apresentado para cerca de 50 alunos da escola, o prefeito municipal Hercílio Andrade e um grupo de agricultores da comunidade Brejão, onde será realizado o projeto. "Esta é uma ação integrada de vários órgãos dos governos federal e estadual, que busca o envolvimento da prefeitura e da comunidade para revitalizar o riacho com ações que visam ainda desenvolver o espírito do empreendedorismo na comunidade para a produção de alimentos com preservação ambiental", disse Guedes.

De acordo com o projeto, somente em Guaribas serão investidos R$ 500,405 mil na realização de diversas obras para controle dos processos erosivos, capacitação de técnicos e produtores, preservação do meio ambiente e captação de água de sub-solo. O EMATER vai fazer o acompanhamento e monitoramento das atividades, onde devem ser utilizados equipamentos como GPS.

Para o controle dos processos erosivos, os técnicos do EMATER vão construir 175 "barraginhas", 11 terraços, 35 barragens de contenção de sedimentos, 04 barragens subterrâneas e 06 km de estradas. No quesito preservação do meio ambiente, será construído um viveiro comunitário para o replantio de mudas de árvores nativas da região nas margens do riacho, construção de 04 km de cerca para proteção da mata ciliar e das nascentes, além da recuperação de 32 hectares mata ciliar e de topo.

Revitalização vai durar 20 anos

De acordo com o coordenador geral do projeto, Eng. Agrônomo André Rocha,  na primeira fase dos trabalhos foi realizado um levantamento técnico da situação do Riacho Seco, onde buscou-se o envolvimento da comunidade através de reuniões e discussões sobre o problema. Durante o evento de lançamento do projeto na câmara de vereadores de Guaribas, André disse que o riacho Brejo Seco faz parte da bacia do rio Gurguéia e envolve 33 municípios. Segundo ele ainda, a revitalização do riacho deve durar cerca de 20 anos. Ele também elencou os 10 principais problemas do riacho, dentre elas, o conflito pelo uso da água, poluição, desmatamento, redução da biodiversidade, erosão, assoreamento e falta d´agua.

Diretor visita casa de farinha e de mel

Dentro da proposta de produção de alimentos com conservação ambiental e desenvolvimento do espírito empreendedor da comunidade, o diretor geral do EMATER, Eng. Agrôn. Francisco Guedes visitou uma casa de farinha, situada na localidade Zé Bento, onde 29 famílias desenvolvem a mandiocultura. Na comunidade Brejão, Guedes conheceu uma Casa de Mel onde 28 famílias produziram 3 mil kg de mel este ano. Segundo o técnico do EMATER em Guaribas, Sebastião Rodrigues, cada família ficou com R$ 200 com a venda do produto.

"Esse valor não tira essas famílias da linha de pobreza. É necessário ganhar, no mínimo, R$ 600. É por isso que o governo, através do EMATER e seus diversos parceiros, vão triplicar o número de colméias e as capacitações para mudar a história destas famílias", disse Guedes.

Na avaliação do diretor do EMATER, a visita serviu para conhecimento da realidade e diagnóstico das necessidades da comunidade para melhorar a qualidade e quantidade produção.

23/06/2008