INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Extensionistas do EMATER-PI apresentam painel em capacitação
09/07/2008 - 00:16:15  
  
Twitter 
Google+ 
Mônica Santana
Estagiária ASCOM/ EMATER-PI
3216-3856


Os extensionistas rurais Risomar Fernandes e Francisco Fernandes, do EMATER/PI - Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural, ministraram um painel sobre “A Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – PNATER”.  A atividade faz parte da Capacitação de Técnicos da Extensão Rural e Crédito Pronaf na Reforma Agrária, que prossegue até amanhã (10/07), na sede da Obra Kolping, localizada no Grande Dirceu, é organizado pelo grupo GERA - Grupo de Especialistas em Reforma Agrária.

De acordo com Risomar Fernades, durante o painel foram apresentadas técnicas de construção de diagnósticos e métodos de trabalhos em grupos. "Nesse painel vamos colocar o marco inicial da assistência técnica e extensão rural e a utilização de metodologias participativas como eixo orientador para a construção de projetos eficazes", explica Risomar Fernandes.

Cerca de 60 técnicos de instituições governamentais e não governamentais, entre eles 11 extensionistas rurais do EMATER-PI e também representantes de agentes financeiros como Banco do Brasil - BB e Banco do Nordeste do Brasil - BNB, serão qualificados na elaboração de projetos para o Pronaf A para que diminuam as dificuldades na liberação de recursos pelos agentes financeiros e evite a falência dos assentamentos rurais.

Segundo Francisca Carmem, Secretária de Política de Meio ambiente da Federação dos Trabalhadores em Agricultura - FETAG, essa demora na liberação de recursos é uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos agricultores e agricultoras familiares. "Quando os agricultores
recebem o dinheiro já está quase no tempo de pagar", diz Francisca Carmem.

Segundo ela, o evento é também uma oportunidade das instituições socializarem as técnicas de assistência técnica, pois, segundo Francisca Carmem, as empresas tem trabalhado em metodologias diferenciadas, dificultando o desenvolvimento dos assentamentos. "As empresas tem trabalhado em metodologias diferenciadas. Então, essa é uma oportunidade de universalizar. Tem que ser igual, porque senão, os assentamentos não se desenvolvem", finaliza Francisca.

09/07/2008
EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64