Excursão marca inicio do projeto Casa de Farinha

Por Paula Sousa
Estagiária - ASCOM/EMATER
Tel - 3216 3856

Os ténicos do EMATER - Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí Eng. Agrôn. Luiz Gonzaga Diógenes e as Assistentes Sociais Flor de Maria e Maria Elizabete dos Santos, da regional de Teresina, coordenaram no último sábado (12) uma excursão com 27 moradores das comunidades do assentamento Recanto do Santo Antônio e Nossa Senhora da Paz para a comunidade Boqueirão, que fica na estrada que liga Teresina ao município de União.

As comunidades Recanto do Santo Antônio e Boqueirão fazem parte do Projeto Cinturão Verde, para qual o EMATER presta assistência. A excursão teve como objetivo expor às comunidades participantes o Projeto Casa de Farinha feito na Comunidade Boqueirão, financiado pela Petrobrás. As atividades ocorridas no evento contaram com visitas às plantações de mandioca e a Casa de Farinha e uma reunião na sede da Associação do Boqueirão, onde foi exposto e explicado todo o projeto e suas fases de implantação.

O Projeto Casa de Farinha conta com cinco hectares de plantio de mandioca, uma casa de farinha, financiada pela prefeitura, e onde será ministrado pelo EMATER um curso sobre beneficiamento de farinha no próximo ano, época da colheita. O mesmo curso será ministrado, no próximo mês, no assentamento Recanto de Santo Antônio, onde também possui beneficiamento de farinha.

Segundo o Técnico Agrônomo Luiz Gonzaga Diógenes, o evento foi bastante proveitoso e bem esclarecedor no que diz respeito ao Projeto Casa de Farinha, proporcionou um melhor entendimento para as comunidades visitantes, que puderam desta forma tirar suas dúvidas sobre todo o processo de implantação do projeto, juntamente com a aplicação da verba recebida.

15/07/08