Governo mostra ações de reestruturação do EMATER dia 06

Por José Marques de Souza Filho
ASCOM/EMATER
Tel - 3216 3856/8851 2986

Na próxima quarta-feira (06), às 10h, no Centro de Treinamento do EMATER, o governador Wellington Dias, participa da solenidade que vai marcar a reestruturação do EMATER - Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí. Serão empossados 38 novos servidores (que eram os últimos candidatos do concurso realizado em 2004) e o lançamento do novo layout do site do EMATER.

A intenção do diretor geral do órgão, Engº Agronº Francisco Guedes é acelerar a meta pretendida pelo governador Wellington Dias de levar o EMATER aos 224 municípios do estado."“Esta é uma determinação que está sendo cumprida a partir de convênios estabelecidos com o governo federal, principalmente, através do MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário, e de recursos advindos do próprio governo do estado, através do processo de incorporação do BEP - Banco do Estado do Piauí ao BB - Banco do Brasil. "Até o final deste ano, a previsão é de que sejam investidos cerca de R$ 5 milhões neste processo de reestruturação, somente com recursos do governo estadua", afirma Guedes.

Para o evento, estão sendo convidados os gestores do governo estadual, instituições parceiras, entidades do movimento social, entidades de classe e a APPM - Associação Piauiense dos Prefeitos Municipais. "No próximo dia 19 também estaremos presentes em outra solenidade, desta vez com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário Guilherme Cassel, quando faremos a entrega oficial de 38 veiculos aos escritórios do EMATER e de um ônibus, que foi preparado especialmente para o Programa de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural. O veículo está equipado com internet e toda a estrutura necessária para expedição de documentos como carteira de identidade, CPF e demais documentos", enfatiza Guedes.

EMATER ganha 38 novos servidores

De acordo com a procuradora do EMATER, Adv. Wilza Moreira serão empossados 06 engenheiros agrônomos que vão reforçar o quadro de profissionais nos escritórios do EMATER nas regionais de Teresina, São João do Piauí, Oeiras, Campo Maior, Piripiri e Esperantina. Segundo ela, o critério de escolha de cada município foi a carência destes profissionais nestas localidades. "Na verdade, o governador nomeou 10 engenheiros agrônomos, mais somente estes seis puderam assumir, devido a outros compromissos deles", explica Wilsa.

Wilsa disse ainda que também estão sendo empossados 32 técnicos agrícolas, que estão sendo nomeados em municípios onde ainda não existe escritório do EMATER, como é o caso de municípios como Olho d´água do Piauí, Assunção do Piauí e Currais. "Da mesma forma que os profissionais de nível superior, o governo ofereceu bem mais cargos que a demanda. Foram feitas 43 nomeações, mas somente 32 puderam assumir o cargo, em função de outros compromissos já assumidos por eles", enfatiza Wilza.

Site do EMATER ganha novo layout

O novo layout do site do EMATER, construído numa parceria da ASCOM/EMATER com a ATI - Agencia de Informação Tecnológica, está mais dinâmico e com novas formas de acesso. A proposta também resgatou as cores azul e branco, símbolos históricos deste Instituto, o que deu mais leveza e suavidade à página.

O site é baseado nos princípios de informação, entretenimento e interatividade onde os internaltas podem acessar notícias (uma principal e duas gerais), cursos, projetos e convênios e podem ter acesso a um novo mecanismo de vídeo e áudio. O projeto destaca, ainda, em banners, o Programa de rádio "A voz do Campo" e ações de grande relevância como a comemoração dos 33 anos do EMATER, os Programas Cabra do Piauí e Cajuina do Piauí, além de destacar a previsão do tempo em todo o Estado.

Outra novidade é o sistema de enquete, que vai melhorar a interação do EMATER com os visitantes do site. Mas, a pagina permanece com acesso aos sites do governo do estado, além das principais noticias do portal oficial e conserva os links com antigos parceiros como a EMBRAPA, ASBRAER, AEAPI e MDA.

A proposta conta ainda com novos menus de artigos, licitações e a cultura extensionista.  No item Atendimento, os internaltas vão poder encontrar o Plano Operacional 2008 do Instituto, além de fazer downloads de publicações do EMATER no ítem Biblioteca.

Também estamos disponibilizando toda a estrutura operacional do EMATER (sede, escritórios regionais, territoriais e locais), além de informar sobre os recursos humanos disponíveis, citando nomes, funções, cargos e fotos dos servidores. Também estão sendo divulgados mini-curriculum dos técnicos e os trabalhos que estão sendo desenvolvidos por eles.

Destaque ainda para o ítem Redes Temáticas, que se constitui atualmente como a nova metodologia de atividades dos serviços de ATER pública, que sempre vão estar atualizados com seqüência de atividades.
O site dispõe ainda do Fale Conosco, outro mecanismo de interação, que visa responder perguntas, esclarecer duvidas e absorver sugestões dos beneficiários do EMATER-PI.
31/07/08