Técnico do Emater-PI ministra curso no RN

Por Ricardo Costa
Estagiário - ASCOM/EMATER
Tel. - (86) 3216 3856

O Técnico Agropecuário do EMATER-PI - Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural -, da regional de Valença do Piauí, Antônio Paixão e Silva, ministrou curso sobre o "Aproveitamento da Manipueira", na 2ª festa estadual da mandioca. O curso também foi ministrado na "VI Feira da Farinha", ambos aconteceram na cidade de Vera Cruz, localizada na região agreste do Rio Grande do Norte, distante 37 KM da capital Natal.

A Manipueira, segundo Paixão, é um líquido extraído das raízes da mandioca que serve para a fabricação de sabão, vinagre e tijolo para a construção civil. Além disso, pode ser utilizada para fertilização do solo, tornando mais rico em nutrientes e microorganismos, servindo também para controlar os vermes que prejudicam o desenvolvimento das plantas.

Paixão disse que existe um projeto em desenvolvimento para o aproveitamento da manipueira nas cidades de Valença do Piauí e, especialmente, em Picos. Ele acrescentou que a região de Vera Cruz tem grande potencial para a produção da mandioca. "Está programada uma excursão para o mês de agosto à região de Picos com mandiocultores da região de Valença do Piauí. O objetivo é conhecer de perto o projeto que está tendo sucesso", disse Antônio Paixão.

O evento foi realizado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do EMATER-RN - Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural -, em parceria com o MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário - e da prefeitura municipal de Vera Cruz entre os dias 21/07 e 25/07.
30/07/08