Programação dos 33 anos do EMATER tem atividades até dezembro

Por José Marques de Souza Filho
Assessor de Comunicação EMATER
Tel 8851 2986

Provocar uma tempestade de ideais para propor uma agenda de atividades visando a comemoração dos 33 anos do EMATER - Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí, que acontece este ano. Foi com este objetivo que o autor da idéia da comemoração, Engº Agronº José Everardo, reuniu na manhã de ontem (11) alguns dos possíveis componentes de uma comissão que está sendo formada para preparar a grande festa de aniversário do EMATER, que acontece oficialmente no dia 06 de dezembro, quando também é comemorado o Dia Nacional do Extensionista Rural em todo o país.

O grupo vai apresentar ao diretor geral do Instituto, Engº Agronº Francisco Guedes, uma proposta com as sugestões discutidas por eles. "Vamos solicitar ao diretor geral que publique uma portaria, oficializando os trabalhos da comissão", explica Everardo.

A programação vai começar no próximo mês de setembro com atividades visando divulgar a proposta nos meios de comunicação e com os próprios servidores do EMATER para mostrar a importância desta comemoração. "Vamos fazer o lançamento oficial do "Selo Comemorativo". Além disto, a idéia é enviar mensagens nos contra-cheques dos servidores, nas faturas de água e luz, dentre outros. Naquele mês ainda vamos enviar um kit com camiseta, boné e outras peças da campanha para servidores, autoridades, colaboradores, imprensa e demais personalidades que tanto contribuíram com órgão neste 33 anos. Todos os eventos a partir de agora vão contar com esta marca", disse Everardo.

No mês de outubro serão realizados três grandes encontros regionais nos municípios de Parnaíba, Floriano e Corrente, visando reunir os outros regionais mais próximos destas localidades. Em novembro, deve acontecer uma audiência publica na Assembléia Legislativa, quando o EMATER vai homenagear personalidades com a insígnia da extensão rural.

Para dezembro, mês da grande festa, acontece um seminário que vai reunir grandes nomes da extensão rural do Brasil como o Diretor do DATER - Departamento de Extensão Rural do MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário, Argileu Souza, e o Presidente da ASBRAER - José Silva. -"Também estamos programando uma missa em Ação de Graças, lançamento do livro -A Extensão Rural no Piauí-, entrega de placa e certificado para homenageados, abertura do Espaço da Extensão Rural que vai conter acervo como fotografias e objetos, inauguração do monumento ao Extensionista e a festa de confraternização", finaliza Everardo.

12/08/08