Feira na feira é a nova estratégia para comercialização de produtos da A.F.
15/08/2008 - 00:15:57

Feira de produtos em Pedro II

Por José Marques de Souza Filho
Ascom/EMATER
Tel 3216-3856/8851 2986

Visando agregar valor a produção da agricultura familiar e estimular o empreendedorismo no meio rural, serão ministrados, no período de 18 a 22 deste mês, na região de Picos, vários cursos sobre Processamento do Pedúnculo do Caju com ênfase na produção de cajuína, doces e utilização na culinária regional. Serão beneficiados 80 agricultores familiares (sendo 25 por município) de Picos, Jaicós, Monsenhor Hipólito e Francisco Santos.

“No encerramento dos cursos, acontece uma exposição e comercialização de produtos no âmbito do tradicional mercado de Picos, onde acontece uma feira livre naquele município. A idéia é promover o que estamos chamando de “Feira na Feira”. Vamos colocar, no âmbito do mercado, uma tenda (em forma de túnel) onde ficarão expostos os produtos dos cursos. Também vamos expor outros produtos como mel, castanha de caju, feijão canapú, dentre outros de agricultores familiares daquela região”, explica Engº Agronº Milton Paula.

Dando continuidade a programação da capacitação de agricultores familiares no processamento do pedúnculo do caju, será realizado no dia 29 de agosto, no auditório do Picos Hotel, um Seminário de Divulgação do SUASA (Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária), com participações de representações dos municípios que compõem a grande região de Picos.

A equipe do EMATER responsável pelas capacitações é formada pelas extensionistas Maria Aldide, Lúcia Dantas, Raimunda de Sousa, Jesus Liarte e Lourdes Cortez. A coordenação local será dos técnicos do EMATER de cada município beneficiado com as capacitações, dentre eles os extensionistas Domerval de Sousa, José Ducarmo, Zenito Alves e Ebson Martins. O Engº. Agrº Clébio José é o coordenador regional da programação.

Segundo Milton Paula, responsável pela Rede Temática da Agroindústria Familiar do EMATER, esta programação visa inserir o agricultor familiar na agroindústria de alimentos, através da capacitação no processamento de alimentos (pedúnculo do caju), conhecimento da legislação sanitária e prática de mercado. Ressaltou, ainda, que além da Agroindústria Familiar, também participam da programação os representantes das redes temáticas de Produtos Diferenciados e de Comercialização.

15/08/08