Intensificada a criação de galinha caipira no norte do Estado
22/08/2008 - 00:11:41

Criatório de galinha caipira

Por José Marques de Souza Filho
Ascom/EMATER
Tel 3216-3856/8851 2986

Técnicos do EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural dos municípios de Cabeceiras, Batalha, Piripiri e Brasileira, juntamente com outros técnicos de órgãos como o Fome Zero e prefeituras municipais, participam na próxima terça-feira (26) da instalação da primeira unidade de criação de galinha caipira. A proposta faz parte do CONSAD - Conselho de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Social. O evento acontece na comunidade “Cansado”, que fica no município de Batalha, a  150 km ao norte de Teresina.

Técnico Raimundo Pereira Pires
Técnico agropecuário Raimundo Pereira Pires

A informação foi prestada pelo técnico agropecuário Raimundo Pereira Pires, que presta serviço no escritório do EMATER no município de Cabeceiras que tem atuado intensivamente em projetos desta modalidade. De acordo com ele ainda, o trabalho vai ser orientado pelo pesquisador da EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Firmino José Vieira Barbosa, que possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal do Piauí.

O projeto prevê a instalação de oito galinheiros em cada município, beneficiando oito famílias em cada comunidade. “Esta parceria com o FOME ZERO é uma das ações que marcam o novo enfoque do EMATER nesta gestão: o empreendedorismo. O objetivo é contribuir para tirar os agricultores familiares da linha de pobreza, fazendo com que, cada família, consiga uma renda mínima de R$ 500,00 por mês e R$ 6.00,00 anuais, como estabelece as diretrizes da ONU – Organização das Nações Unidas”, explica Guedes, diretor geral do EMATER.

22/08/08