Hortaliças entram no cardápio de agricultores familiares
27/08/2008 - 00:11:38

Hortaliças no almoço

Por José Marques de Souza Filho
Ascom/EMATER
Tel 3216-3856

Tomate, coentro, cebolinha, alface e abóbora produzidos na horta comunitária do Assentamento Marambáia, no município de Oeiras, incrementaram o almoço de confraternização do “Dia de Campo” sobre “Produção de Maracujá Amarelo Irrigado como Alternativa de Renda Para Agricultores Familiares”, que aconteceu na ultima terça-feira (12), na sede daquele assentamento. A atividade reuniu agricultores familiares de cerca de cinco assentamentos daquela região. O evento foi realizado pela EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e contou com o apoio do EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí, através do escritório regional de Oeiras, e demais parceiros.

O cardápio principal do almoço foi o tradicional “cozidão de boi” e arroz. Os produtos da horta foram aprovados pelos assentados, que se deliciaram fartamente. De acordo com o coordenador regional do EMATER de Oeiras, Paulo Martins, a horta foi solicitada pela própria comunidade ao escritório do EMATER, que ofereceu capacitação técnica ao projeto e treinamento dos agricultores familiares. “Dose famílias participam do projeto, que tem 48 canteiros (sendo quatro por família), além de 200 pés de pepino e outros de alface e cenoura”, completa o técnico agrícola Oseías Moreira, responsável pela implantação da horta.

Hortaliças no cardápio

Ele explica ainda que, para implantação da horta, foi feita uma correção de solo com calcário e adubação do canteiro com o produto à base de NPK, além de outras técnicas não-poluentes para combater pragas e doenças. Mas, não foi usado nenhum agrotóxico. “Com o sucesso do nosso projeto, que já produziu cerca de 50 metros de canteiros, as outras famílias que inicialmente não acreditavam na viabilidade da horta estão buscando entrar no grupo”, explica Oséias.

O projeto da horta é uma iniciativa do EMATER, que também foi parceira na realização do Dia de Campo realizado pela EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, assentamento Marambáia com apoio do BNB – Banco do Nordeste do Brasil, SDR – Secretaria de Desenvolvimento Rural e FUNDED.

Dia de Campo

O Engº Agronº Valdemício Ferreira é o coordenador de pesquisa para implantação de  unidades demonstrativas para transferência de tecnologia de frutas tropicais para técnicos e agricultores familiares na região meio norte. Segundo ele, as parcerias como no caso na unidade do Marambaia, que permite transferir todas as tecnologias, o EMATER e as escolas famílias agrícolas, são de extrema importância para a consecução de bons resultados no processo de “validação” das tecnologias. “Nós instalamos as unidades, mas não estamos no dia-a-dia. Toda unidade tem que ter um acompanhamento diário. Neste aspecto, nós preparamos os técnicos”, explica Valdemício.

Segundo a bolsista da EMBRAPA Andréia Rocha, outras unidades demonstrativas de culturas irrigadas como melancia, goiaba e abacaxi serão implantados no Marambáia, que já produziu 17 toneladas de maracujá. Além de parceiros como o EMATER, o projeto tem várias outras parcerias para a garantia da infra-estrutura básica como no caso o Crédito Fundiário e o Banco do Nordeste para implantação de obras como poço tubular, energia, dentre outros.
27/08/08