Técnicos da regional do EMATER de Oeiras aprendem a usar GPS

Por : Paula Sousa
Estagiária ASCOM - EMATER/PI
3216-3856

O EMATER - Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí promoveu nos dias 25 e 29 de agosto, nos horários da manhã e tarde, na Fundação Dom Edilberto – FUNDED, em Oeiras, Curso com 25 vagas de Capacitação em gps - Sistema de Posicionamento Global. Deste 25 participantes oito são técnicos do EMATER, cinco são técnicos da FUNDED e 12 técnicos do município São João da Varjota e Comunidade Paquetá, na região de Oeiras. Este curso é o mesmo que foi ministrado no Centro de Treinamento do EMATER, em Teresina.

Segundo Eng. Agrôn. André Rocha, da regional do EMATER de São Raimundo Nonato, os técnicos irão aprender as funções do gps na parte de campo (levantamento de áreas) e também o manuseio de alguns programas de computadores para a produção de mapas e rotas. "Este treinamento dos técnicos é importante para o manuseio do gps, que é um equipamento utilizado em mapeamento de Bacias Hidrográficas e Georeferenciamento de propriedades rurais", disse André.

Esta iniciativa faz parte do Programa de Revitalização dos rios Parnaíba e São Francisco no qual está previsto o Projeto de Revitalização Socioambiental das Sub-Bacias dos Riachos Indaiaçú (em São João da Varjota), Brejinho (São João do Piauí) e Brejo Seco (Guaribas), na região Sul do Piauí.

31/08/08