EMATER leva assistência técnica à horta comunitária de Campo Maior
29/09/2008 - 00:11:35

Horta Cominitária - Fome Zero

Por José Marques
Assessor de Comunicação do EMATER.
Tel 86 8851 2986

O coordenador da Regional do EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí, Técnico Agrícola Lázaro Sabino, do município de Campo Maior, que fica a cerca de 100 km de Teresina, esteve hoje (29) em Teresina. Na oportunidade, ele falou do projeto de horta comunitária implantado nas dependências da UESPI – Universidade Estadual do Piauí naquela cidade, que beneficia mais de 20 famílias de uma comunidade próxima ao local da horta, que tem assistência técnica prestada pelo EMATER.

Lázaro disse que o projeto foi implantada pelo Programa FOME ZERO numa área de meio hectare, onde cada família cuida de 11 canteiros de 5x1 mts. No total são 231 unidades que produzem hortaliças como coentro, cheiro verde, quiabo, pimentão, tomate e alface. A irrigação é feita a partir de um poço tubular, utilizando o sistema de micro aspersões e regadores convencionais.  Segundo ele, a comercialização das hortaliças produzidas na sua maioria é feita na própria horta.

Horta Cominitária - Fome Zero 25.09.08

Por telefone, o Eng. Agrôn. Herlon Pimentel, que desenvolve também naquele município um projeto de piscicultura na barragem dos Corredores com 10 famílias, disse que na horta comunitária foi feita a correção do solo através da calagem para melhorar a fertilidade do solo. Ele acrescenta que o local era muito pedregoso e teve ainda que agregar muito esterco de gado e bagana de palha de carnaúba para garantir uma boa base ao projeto.

Quanto à produtividade, ele explica que tem umas três ou quatro famílias que produzem muito bem, outras não. Segundo ele ainda, existe a intenção de aumentar área. “Não podemos aumentar ainda a área para mais meio hectare por causa da falta d´agua. Mas, existe um esforço para a perfuração de mais um poço tubular na área”, explica Pimentel.

A horta conta ainda com a co-participação do Técnico Agrícola Francisco Aquino. O coordenador regional, Lázaro Sabino avalia que, naquele município, há a necessidade do trabalho do EMATER se estender às escolas públicas do município. “A horta nas escolas tem um efeito multiplicador muito grande, pois os alunos aprendem na escola e levam para fazer na sua própria casa”, finaliza Sabino.

29/09/08