INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Petrobrás busca parceria para produção de mamona no Piauí
08/10/2008 - 00:10:23  
  
Twitter 
Google+ 
Parceria EMATER PETROBRÁS

Por José Marques de Souza Filho
Ascom/EMATER
Tel 3216-3856/8851 2986

Buscando parceria na área de assistência técnica para viabilizar a produção de mamona no estado do Piauí, técnicos da PETROBRÁS, através da Gerência de Suprimento da Usina de Biodiesel, em Quixadá, no vizinho estado do Ceará, estiveram hoje (08) na sede do EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí. Eles foram recebidos pelos diretores do Instituto, tendo à frente o diretor geral, Eng. Agrôn. Francisco Guedes, além do Secretário Executivo do PRONAF – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, José Wellington.

De acordo com Eng. Agron. Adalberto Nascimento, diretor técnico do EMATER, a avaliação da primeira reunião é muito positiva. Segundo ele, vai ser possível revitalizar o Programa da Mamona no Território da Serra da Capivara, fazendo com que os agricultores familiares acreditem nessa cultura, com a melhoria da renda dos agricultores desta região. “Com a garantia do repasse de sementes e prestação de assistência técnica de boa qualidade, com a garantia ainda da Petrobrás em assumir a compra da produção, dentro de um valor que remunere o agricultor familiar”, disse Adalberto.

“Dentro do Programa de Biodiesel, que a Petrobrás quer implantar no Estado do Piauí, é preciso uma empresa de assistência técnica e a EMATER é um dos parceiros potenciais. Tivemos agora a nossa primeira reunião, onde tudo se encaminha para que este Instituto seja a nossa empresa de consultoria na área de assistência técnica”, disse Paulo Roberto, Gerente de Suprimento da Usina de Biodiesel, em Quixadá, que participou da reunião acompanhado da consultora Fátima Moura Fé.

Segundo Paulo Roberto, esta parceria vai contemplar desde a mobilização, cadastramento, distribuição de sementes, assistência técnica propriamente dita, até o acompanhamento do plantio e da comercialização. Todo o processo da atividade junto ao agricultor familiar terá a parceria com o EMATER. Ele disse que a proposta visa beneficiar cerca de 750 agricultores com ênfase na qualidade da produção. “Toda a nossa preocupação vai ser fazer um programa dentro daquilo que a gente tem estabelecido pela legislação para que a gente possa levar isso para outras regiões”, finaliza Paulo Roberto.

08/10/08

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64