Multiplicadores aprendem técnicas de castração de caprinos
21/10/2008 - 00:11:47

Tecnico faz castração de caprino
Por Nayara Felizardo
Estagiária Ascom/Emater
8834-4836

O coordenador da regional/Teresina do Emater - Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí, Eng. Agron. Raimundo Ulisses, participou na última quinta-feira (16), no município de Lagoa Alegre, que fica a 60km ao norte de Teresina, de um treinamento de castração de caprinos. Segundo Ulisses, esta foi uma ação integrada que envolveu ainda o município de José de Freitas, próximo a Lagoa Alegre.

“Essa prática é importante para melhorar o patrimônio genético do animal e evitar a consangüinidade, o que mantém uma boa qualidade do rebanho. O projeto ainda será desenvolvido na área de sanidade e alimentação, através de treinamento sobre vacinação, vermifugação e mineralização”, explica Ulisses.

Aula prática
Aulas práticas

Os participantes deste treinamento vão servir como multiplicadores nas comunidades “Canto dos Ossos”, “Jenipapeiro”, “Vinagreira” e “Salobra”. Também estiveram presentes outros agricultores habituados a esse tipo de manejo como Luiz Lourenço, Antônio Batista e José Carlos de Souza. De acordo com o coordenador do escritório do EMATER de José de Freitas, Chico Alves, esse acompanhamento feito pelo Emater traz muitos benefícios para a agricultura familiar e contribui para que o agricultor adquira mais qualidade de vida.

Como é a técnica de castração

De acordo com o médico veterinário, Gamaliel Vieira, muitos agricultores ainda utilizam práticas que maltratam bastante o animal, como bater no testículo com um “massete” e a técnica da “volta”, que empurra o testículo para deslocá-lo, o que não é recomendável.  Ele mostrou diversas práticas de castração de animais e aplicou a castração cirúrgica, que é mais viável para o agricultor.

A técnica consiste em fazer uma pequena incisão no saco escrotal do animal, dissecar a pele do cordão espermático, dando um nó para evitar hemorragia e, em seguida, retirar o testículo. Logo após é aplicada uma pomada cicatrizante, para evitar maiores transtornos para o caprino e facilitar a recuperação. Os agricultores são instruídos a usarem o “mata-bicheiras” duas vezes por dia.

Castração de caprino
Castração de caprinos

“Nós citamos ainda alguns métodos mais recomendáveis como a “fita elástica”, que prende a circulação e o testículo seca por inanição. Também existe a técnica do “Burdiso”, que utiliza um alicate para puxar o saco escrotal e cortar internamente, evitando sangramento. No entanto, esse equipamento custa muito caro e torna-se inacessível para o agricultor”, finaliza Gamaliel.

21/10/08