EMATER apóia revitalização da cana-de-açúcar na região de Valença
22/10/2008 - 00:13:53

Reunião define parceria

Por José Marques de Souza Filho
Assessor de Comunicação - EMATER-PI
3216-3856/8851 2986

Acreditando na capacidade do EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí para desenvolver o potencial empreendedor nas atividades agroindustriais, o empresário do município de Valença Rubens Alencar esteve hoje (22) na sede do EMATER para propor uma parceria na produção de álcool e cachaça naquele município.

“É uma orientação do governador Wellington Dias que as empresas âncoras, médias e as associações de pequenos produtores trabalharem em conjunto. Então, os empresários Rubens e Lourival (sócio) já têm a usina de beneficiamento para produção de álcool e cachaça, mas está faltando matéria prima, que pode vir dos assentamentos e as organizações de trabalhadores rurais da região valenciana, disse Eng. Agrôn. Francisco Guedes, diretor geral do EMATER.

Empresário apresenta proposta  Francisca, coordenadora regional EMATER/VALENÇA
Empresário Rubens esteve acompanhado ......        ...de Francisca, da regional EMATER/Valença

Rubens esteve acompanhado da coordenadora regional do EMATER de Valença, Francisca de Souza, além de representantes da ADAPI – Agencia de Defesa Agropecuária do Piauí, CEF – Caixa Econômica, AEAPI – Associação dos Engenheiros Agrônomos do Piauí, além de consultores. “Nós fizemos um levantamento das áreas agricultáveis de cana-de-açúcar e mandioca para que a gente possa viabilizar esta parceria. O relatório foi entregue ao diretor geral do nosso Instituto, Eng. Agrôn. Francisco Guedes, para que a gente possa ser parceiro neste projeto”, disse Francisca Souza.

A parceria

Dentro da proposta de revitalização da produção de cana-de-açúcar no Território do Vale do Sambito, que compreende Valença e mais 15 municípios, o empresário Rubens relata que a produção de cana-de-açúcar naquela região precisa de mais incentivos. Ele conta que estruturou uma indústria de beneficiamento com capacidade para produzir 12 mil litros de cachaça por dia e 6 mil litros de álcool.

Segundo ele ainda o EMATER vai dar toda a assistência técnica necessária aos pequenos agricultores para incentivar o plantio de, no mínimo, 500 ha de cana-de-açúcar naquela região, assegurando ainda a geração de emprego e renda aos agricultores familiares.

De acordo com Francisco Guedes, a parceira começa neste mês de outubro com o fomento da produção, onde o empresário vai plantar para seu consumo e o EMATER vai incentivar o plantio junto aos agricultores familiares e associações de produtores que mais se identificam com o trabalho, incentivando através do PRONAF – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, junto ao BNB – Banco do Nordeste do Brasil.

“Solicitamos também, dado ao envolvimento que os empresários têm junto aos deputados federais e senadores, para que eles coloquem uma Emenda Parlamentar para um projeto de Agroenergia no Estado do Piauí, voltado para a região valenciana”,

O potencial

Para o consultor da empresa BR Construtores,  Eng. Agrôn. Marcílio Barreto, que presta serviço ao empreendimento do empresário Rubens Alencar, a cultura de cana-de-açúcar é bastante promissora naquela região, tendo em vista a existência de baixões que já produzem, embora com baixo nível tecnológico. Segundo ele, se bem elaborados e estruturados podem chegar a índices de produtividade bastante elevados. ”Vamos partir de um “jardim clonal”, para começar a organizar a cadeia produtiva da cana-de-açúcar naquela região. Em cima disso, vamos definir materiais que serão difundidos para servir de matéria-prima na indústria de álcool e cachaça.

De acordo com o relatório da regional do EMATER de Valença, a produção de cana-de-açúcar existe no Território do Vale do Sambito, onde é praticada em pequenas áreas pelos agricultores familiares em indústrias artesanais para a produção de rapadura e aguardente. Existem baixôes frios e úmidos com mancha de solos profundos de aluvião, que formam um micro-clima ameno propício para produção, tanto de cana-de-açúcar como de horticultura. O relatório faz referência ainda a outras áreas de vazantes como o Vale do Berlenga (cana-de-açúcar) e o Vale do São Vicente (cana-de-açúcar e arroz).

Estimativa de áreas de várzeas existentes por municípios

Várzea Grande               1600 há
Francinópoles                 2.000 há
Barra d´Alcântara             900 há