Cabeceiras é beneficiada com curso de aproveitamento do caju
22/10/2008 - 00:14:08

Aula prática

Por Narcísio Sousa
Estagiário – Ascom-EMATER-PI
3216-3856

O EMATER - Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí promoveu, no período de 16 a 20 de outubro, no município de Cabeceiras, a 100 km ao norte de Teresina, o curso de aproveitamento integral do caju. Foram beneficiadas as comunidades Jabuti, Lisboa e Cajueiro com mostra do potencial culinário do caju, tanto em receitas doces como salgadas.

Além da cajuína e do doce, as 40 horas do curso serviram para a produção de licor, vinho, cocada, patê, kibe, torta, pizza  e até hambúrguers. As receitas foram servidas no almoço de encerramento do curso, que mobilizou presidentes de associações , o padre da cidade de Cabeceiras e o prefeito municipal.

“Os agricultores familiares da região ficaram impressionados com a variedade de receitas que se pode fazer com o caju. Antes, eles só aproveitavam a castanha. O pedúnculo era usado apenas em sucos ou jogado fora” diz Raimundo Pereira Pires (o Pires), técnico agropecuário da regional de Cabeceiras, que ministrou o curso.

De acordo com Pires, o EMATER tem ofertado este curso em várias comunidades do Piauí, a fim de despertar o empreendedorismo em comunidades que tem um potencial ainda não explorado. “Além de ofertar o curso, o EMATER contribui com a oferta dos equipamentos utilizados nas práticas, como um moinho para o processamento do caju, “tachos de alumínio”, tambores para cozinhar garrafas e máquinas para colocar tampas nas garrafas de cajuína, além de peneiras e coadores”, explica Pires.

A participação da comunidade foi bastante ativa e contou ainda com a contribuição dos extensionistas rurais Raimunda Gomes, como palestrante, e de pessoas da própria comunidade, que participaram como auxiliares. “As inúmeras possibilidades  do aproveitamento do caju chegou a emocionar algumas das vinte pessoas que fizeram o curso”, finaliza Pires.

22/10/08