Piripiri recebe as novas tecnologias de aproveitamento integral do caju
04/11/2008 - 00:10:13

Curso cajucultura em Piripiri

Por José Marques de Souza Filho
Assessor de Comunicação do EMATER
Tel (86) 8851 2986

Integrantes da comunidade Santa Rosa, que fica a cerca de 20 km da sede do município de Piripiri, no norte do estado, participaram, de 22 a 26 do mês passado, do curso de aproveitamento integral do caju. De acordo com o coordenador regional do EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí, em Piripiri, Eng. Agrôn. Wilson Andrade, a atividade envolveu 20 pessoas, atraindo ainda interessados das comunidades Oiteiro, Gameleira, Romão, além das associações Cabriola e Caldeiranzinho.

A proposta faz parte do programa de Agro-industrialização da Agricultura Familiar, desenvolvida pelo EMATER em parceria com o MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário. “Vale destacar ainda a participação dos alunos da Escola Agrotécnica do município nesta importante iniciativa, que visa difundir a agroindústria na nossa região”.

Curso em Piripiri

“Na oportunidade, foram produzidas 240 garrafas de cajuína, além de doces e variados pratos à base do caju. No encerramento do curso, foi servido um almoço com as receitas produzidas à base de caju”, explica Wilson.

O coordenador disse que no período de 03 a 7 de novembro, o curso aconteceu na comunidade Tucuns dos Pedros, em Pedro II, que faz parte daquela coordenação regional. “Naquele município, também vamos realizar no dia 21 do mesmo mês, uma feira de produtos na sede da Fundação Santa Ângela, que vai servir para comercialização dos produtos”, encerrou Wilson.

03/11/08