Curso busca melhorar a qualidade do leite na região de Parnaíba
12/11/2008 - 00:08:24

Curso de ordenha manual

Por José Marques de Souza Filho
Assessor de Comunicação EMATER
8851 2986

Com o objetivo de melhorar a qualidade do leite cru, através da adoção de praticas de higiene, manejo nutricional, sanitário, bem como garantir conforto para os animais no ato da ordenha, a Coordenação Regional do EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí, situado no município de Parnaíba, promoveu no ultimo mês de outubro, cursos de Melhoria da Qualidade do Leite Cru.

A atividade foi destinada a 14 produtores de leite dos municípios de Buriti dos Lopes (dias 15 e 16) e 28 produtores de São José do Divino (01 e 02), além de mais 28 produtores da comunidade Remanso (08 e 09). De acordo com o Eng. Agrôn. Alberto Loiola, coordenador regional, a proposta visa atender à Agenda Normativa Nº15, do MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. “Esta norma exige melhoria na qualidade do leite, buscando reduzir o índice de bactérias na produção do leite cru”, explica Loiola.

Curso de manejo de ordenha
Município de São José do Divino

O curso foi ministrado pelo Méd. Vet. Eduardo Esmeraldo Augusto Bezerra que, na apresentação do assunto, utilizou recursos como um data show, além de um KIT de ordenha manual desenvolvido pela EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, que atende aos princípios de qualidade na realização de pequenas ordenhas.

O curso também visa a realização de manejo alimentar do rebanho e stress calórico na incidência de modificações na composição e qualidade do leite. Mostra ainda a importância da granelização para a qualidade do leite, bem como a importância da qualidade da água para desinfecção das tetas das vacas antes da ordenha.

Curso de manejo de ordenha  Curso de manejo
Comunidade São José

A atividade faz parte do Projeto Leite e Derivados do Litoral Piauiense, que tem ainda o apoio do SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio as Pequenas e Micro-Empresas e da Fazenda Várzea (da empresa Laticínios Longá) na realização do evento. Como isso, os técnicos da regional Parnaíba querem conscientizar estes produtores sobre a execução dos procedimentos de ordenha higiênica do leite.

12/11/08