Emater participa da V FERAPI

Por Nayara Felizardo
Estagiária ASCOM/Emater
3216-3856/8834-4836

O Emater - Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí) participa da organização da V FERAPI - Feira de Produtos da Reforma Agrária e de Comunidades Quilombolas com a gestão das atividades de alimentação dos participantes e material de divulgação como outdoor, filmagem, registro fotográfico, bolsas e camisas, faixas, entre outros. "As pessoas poderão conhecer a produção da agricultura familiar representada pelos assentamentos e comunidades quilombolas do Estado", convida o Eng. Agrôn. Francisco Guedes, diretor geral do EMATER - Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí, integrante do Comitê Gestor da feira.

A abertura do evento, que começa no próximo dia 18 (terça-feira) e vai até o dia 21 (sexta-feira), na praça Pedro II e Centro Artesanal de Teresina, acontece no auditório do Centro Artesanal Mestre Dezinho, às 18h e, este ano, traz para discussão a temática "Policultura e Educação".

Segundo o Eng. Agron. Orlando Costa, representante do EMATER no comintê gesto da feira, devem participar do evento cerca de 900 pessoas entre quilombolas e assentados da reforma agrária, que estão sendo mobilizados pela FETAG - Federação dos Trabalhadores na Agricultura, MPA - Movimento dos Pequenos Agricultores, CPT - Comissão Pastoral da Terra e o MST- Movimento dos Sem-Terra.

A programação

A feira conta com os produtos trazidos pelos assentados e quilombolas de todo o Piauí. A programação conta ainda com apresentações artísticas, cursos e oficinas, de um seminário, mini-plenárias sobre bases de comercialização nos territórios rurais, Universidade e sociedade, além de debates sobre movimento negro e de mulheres.

No dia 20 de novembro o Movimento Negro coordena uma caminhada pelas ruas do centro de Teresina, no período da tarde, em comemoração ao dia da Consciência Negra. Durante todo o evento, acontece uma exposição fotográfica do "Patrimônio Natural e Histórico-Cultural do assentamento Saco do Juazeiro" no roll do Clube dos Diários e Centro de Artesanato Mestre Dezinho.

No dia 19 será o lançamento dos livros Negritude (de Ruimar Batista) e "Sertão Negro: Escravidão e Africanidade no Piauí" (organizado pelo Prof. Solimar Oliveira). No dia 20, acontece o lançamento do livro "Semi-Árido, Povo Feliz", de Clarindo, do Projeto Dom Élder Câmara.

14/11/08