INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Horta rende 70 mil reais por ano em Lagoa Alegre
17/11/2008 - 00:11:40  
  
Twitter 
Google+ 
Horta Cominitária

Narcísio Sousa
Estagiário – Ascom-EMATER-PI
3216-3856

"Antes, tinha confusão por cauda do dinheiro. Tinha gente que trabalhava pouco e queria que o arrecadado fosse dividido igualmente. Agora, todos trabalham em suas escalas corretamente depois das orientações dos técnicos do EMATER - Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí. A receita anual também aumentou e chegou a quase R$ 70 mil este ano. O dinheiro foi dividido entre os membros da associação. Mensalmente, cada um recebeu cerca de R$ 600 reais", afirma Amadeu Oliveira, presidente da associação de horticultores de Campo Verde, em Lagoa Alegre
 
A Associação dos Horticultores de Campo Verde, que fica na estrada que liga Lagoa Alegre a José de Freitas, a 48 Km ao norte de Teresina, desde 2004 é beneficiada pelo Projeto Cinturão Verde, numa parceria do EMATER, CEF - Caixa Econômica Federal e Prefeitura de Lagoa Alegre. Na infra-estrutura, a horta, que tem 4 Hectares, recebeu melhoramentos na correção do solo, poço tubular e energia elétrica.

Além de melhoramentos, ainda, na estrutura de transporte e assessoramento técnico, foi construído um galpão de armazenamento da produção. "Aproveitando um poço tubular, que tem vazão de 16.000 litros por hora, foi construído um conjunto de irrigação por aspersão. A área foi preparada com uma tonelada de adubo orgânico, uréia e adubo químico porque o solo tinha fertilidade muito baixa, além de ser muito seco, por isso precisava ser adubado e irrigado", explica Eng. Agrôn. Francisco Alves, extensionista do EMATER responsável pelo projeto.

Produção na linha do empreendedorismo

De acordo com Alves, o mercado para os produtos oferecidos pela associação é considerado estável, pois se trata de horticultura e arroz, produtos que fazem parte da alimentação básica dos moradores da região. Mas, também a venda dos produtos já ultrapassa a região de Lagoa Alegre, chegando a José de Freitas, Miguel Alves, Cabeceiras, indo até Teresina, através dó Programa Compra Direta Local.

No período do verão (Junho a Dezembro) são produzidos três hectares de melancia, beterraba, feijão, 20 mil pés de alface, seis mil mudas de cebolinha, pimentão e coentro. No período do inverno (Janeiro a Maio), quando o terreno está inundado, a área é ocupada pela cultura do arroz.

"Estes horticultores entraram na rota da prosperidade, como sempre preconizou o governador Wellington Dias. Com união, organizaçao, assistência técnica e uma grande capacitade empreendedora estão saindo da linha da pobreza" enfatizou o Eng. Agrôn. Francisco Guedes, diretor geral do EMATER.

14/11/08

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64