Cajuína pode entrar na merenda escolar
17/11/2008 - 00:11:45

Curso de aproveitamento de caju

Por José Marques de Souza Filho
Assessor de Comunicação EMATER
Tel 8851 2986

Uma equipe do MEC - Ministério da Educação vai estar esta semana no município de Cocal, que fica a cerca de 300 km ao norte de Teresina. De acordo com o coordenador do escritório territorial do EMATER - Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí, Tec. Agrícola, Francisco de França, a equipe solicitou àquele escritório uma demonstração do processo de fabricação da cajuína.

"Tem uma lei do Dep. Nazareno Fonteles que busca a inserção dos produtos da agricultura familiar na merenda escolar, além disto, tem uma lei municipal, já sancionada pelo prefeito, que incentiva este tipo de ação. Então, estamos bastante animados com a possibilidade de ter a cajuína na dieta da merenda escolar aqui no nosso município", disse França.

O coordenador esteve na ultima quinta-feira (13) em Teresina para articular a promoção de novos cursos sobre o aproveitamento integral do caju nos municípios de Cocal e Cocal dos Alves, que fazem parte daquela coordenação. "Nós estamos fazendo visitas periódicas nas comunidades que receberam os cursos. Tem famílias que já produziram 700 garrafas de cajuína durante esta safra, mas querem chegar a 2 mil. Então, elas me pediram para adquirir aqui em Teresina equipamentos como tampas de garrafas e gelatina", diz França.

O técnico disse que, por safra, que dura em média três meses, a produção naquela região chega a 40 mil garrafas de cajuína, sendo produzidas uma média de 200 garrafas, por dia. "Além disto, as famílias estão fabricando doces, rapadura, vinhos, tudo a base do caju", disse França.

Mais cursos
Curso de aproveitamento de caju
Degustação de pratos à base do caju

O técnico do EMATER disse que, de 2006 até agora, já foram realizados sete cursos nas comunidades de Campestre de Baixo, Canduru, Assentamento Videl e Comunidade Santo Ilário. Ele informa, ainda, que o ultimo curso foi realizado de 03 a 17 de outubro na comunidade Jenipapo, em Cocal dos Alves, que fica a 25 km de Cocal, do qual participaram 13 famílias.

Os produtos estão sendo comercializado através do Programa Compra Direta Local, que é um programa do governo federal que incentiva a produção da agricultura familiar através da compra de produtos. "O Compra Direta está adquirindo a cajuina ao preço de R$ 1,25", finaliza França.

17/11/08