Seu Braga vai produzir 10 mil cajuínas em Cocal de Telha

Por José Marques de Souza Filho
Assessor de Comunicação EMATER
Tel 8851 2986

O agricultor familiar Antonino Braga, do sítio Açude Novo, no município de Cocal de Telha, a 200 km ao norte de Teresina, produziu 2.800 garrafas de cajuína no primeiro ano de produção de caju da sua propriedade, que foi vendida no próprio município, Campo Maior e Teresina. Este ano, a produção chegou a 4.500 garrafas e afirma que, no próximo ano, a produção dele vai chegar a 10 mil garrafas.

A atividade começou em 2004, quando seu Braga teve a idéia de cultivar cajueiro na sua propriedade e não teve dúvidas ao procurar o escritório do EMATER para saber como fazer o plantio correto do caju. Naquele ano ele plantou 10ha de cajueiro-anão- precoce. "Este produto (a cajuína) eu já conhecia e tinha interesse de fazer, mas vim conhecer o modo de fabricação num curso dado pela EMATER - Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí, na comunidade Cocalinho", frisa o produtor.

A informação foi repassada pelo coordenador do escritório local do município de Cocal de Telha, Adão Gomes. "Foi ali o início de uma frutífera relação entre produtor e extensão rural. A partir disto, o produtor tem sido acompanhado nas suas atividades, não esquecendo a parceria e a presença sempre importante do Departamento de Agricultura da Prefeitura de Cocal de Telha", diz Adão.

Seu Braga diz que se sente satisfeito com a rentabilidade do produto e não esconde a satisfação de utilizar a mão-de-obra local. Ele atualmente gera emprego e renda para 4 pessoas da comunidade. Segundo o técnico, o produtor ainda se queixa da falta de energia elétrica na propriedade, o que tem dificultado o aumento da produtividade na fabricação de cajuína, bem como o aproveitamento do pedúnculo em doces, vinhos, licores, sucos e ainda a polpa (carne do caju) da qual se faz apetitosos pratos da culinária regional.

Na propriedade, Braga cria ovelhas, cabras, vacas e demais animais domésticos. Mas, o que o empolga mesmo o Seu Braga é a fabricação de cajuína, que é uma bebida tipicamente piauiense feita a partir do suco de caju clarificado. Ele é um produtor entusiasmado desta maravilhosa bebida natural que é a nossa cajuína.

14/11/08